Mercadona marca presença no dia europeu do retalho

Mercadona marca presença no dia europeu do retalho

Iniciativa das quatro maiores associações europeias do retalho junta líderes do setor e representantes da sociedade civil. Elena Aldana, Diretora-Geral Internacional Relações Externas da Mercadona, marca presença no painel “Retail and Digitalisation: What’s Next on the Agenda?”

A Mercadona participou hoje, em Bruxelas, na segunda edição do Dia Europeu do Retalho, iniciativa promovida pelas quatro maiores associações europeias do setor da distribuição:  EuroCommerce, Euro Coop, European Retail Round Table e Independent Retail Europe, sob o mote “Innovation at the Heart of Retail”.  

O painel “Retail and Digitalisation: What’s Next on the Agenda?” contou com a participação de Elena Aldana, Diretora-Geral Internacional Relações Externas da Mercadona, que, em conjunto com Petra De Sutter, Presidente da Comissão de Mercado Interior e Proteção do Consumidor do Parlamento Europeu; Claire Bury da Comissão Europeia; Monique Goyens, Diretora-Geral de BEUC, principal organização europeia de consumidores; assim como representantes da Euronics International e de EuroCoop; analisaram o impacto que as tendências tecnológicas emergentes, como a inteligência artificial e a partilha de dados, têm no retalho, nomeadamente na relação entre os consumidores, fornecedores e indústria.

Elena Aldana, afirma que: “Foi com muito orgulho que aceitámos o convite para participar num evento tão representativo do setor da distribuição a nível europeu. O trabalho que temos vindo a desenvolver junto das principais instituições europeias, permite-nos estar na linha da frente das decisões que podem afetar todo o setor, sejam temas da proteção e informação ao consumidor, temas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, da valorização do Setor Primário, entre outros. Iniciativas como o European Retail Day visam aproximar o setor da sociedade e dos atores políticos e a aprofundar o valor que o setor aporta à sociedade e à cadeia agroalimentar.”

Na empresa desde 2013 e em Portugal desde 2016, Elena Aldana, é a cara da estratégia de internacionalização dos supermercados Mercadona, a maior empresa de distribuição espanhola. A responsável é voz ativa em instituições nacionais e europeias, em prol de um setor mais coeso que acrescente valor a todos os intervenientes da cadeia: do cliente ao produtor. Desde 2015 que a Mercadona é Board Member da EuroCommerce, e desde 2017 que é representada por Elena Aldana, sendo a empresa associada desta instituição desde 2008.

Todor Ivanov, Secretário-Geral Euro Coop, Monique Goyens, Diretora-Geral BEUC, Petra De Sutter, Mermbro do Parlamento Europeu, Claire Bury, Diretora-Geral CONNECT Comissão Europeia, Elena Aldana Diretora-Geral Internacional Relações Externas da Mercadona e Hans Carpels, Presidente Euronics Internacional.

A conferência centrou-se na digitalização e na sustentabilidade e no debate de como estes temas impactam o setor e que implicações trazem para os consumidores e para as suas decisões de compra:

“A inteligência artificial e a forma como os dados são utilizados e partilhados no futuro transformarão todas as indústrias, bem como o setor retalhista e grossista, tendo especialmente em conta as ligações diretas aos consumidores finais. As empresas continuarão a utilizar os dados para criar valor adicional, o que levanta questões importantes em torno da propriedade, interoperabilidade, concorrência e responsabilidade.

Com o lançamento do Acordo Verde Europeu, a sustentabilidade, a economia circular e as alterações climáticas afetarão as políticas em geral. O comércio retalhista é um sector sujeito a regulamentação em muitas das suas áreas de atividade e terá de responder à regulamentação e ao aumento da procura por parte dos consumidores de produtos mais sustentáveis, menos resíduos, menos utilização de plásticos e eficiência energética. A tendência para o arrendamento em vez de comprar, e a legislação que obriga a que os produtos sejam mais facilmente reparados e reciclados, transformarão os hábitos de compra dos consumidores e a forma como vivem”.

Mais informações sobre o evento: https://retailday2020.eu/.

Comente este artigo
Anterior PAN e BLOCO, movidos pelo extremismo e radicalismo animalista, catalogam todos os cidadãos que se alimentam de animais como sendo indivíduos cruéis e causadores de maus tratos
Próximo Município e Juntas de Proença-a-Nova disponibilizam equipamentos para destroçar sobrantes

Artigos relacionados

Últimas

CAP pede gestão “acertada” das barragens para assegurar caudais do Tejo

Entre as principais preocupações estão os fracos caudais do Tejo. A solução passa pelo estudo do Projeto Tejo – Aproveitamento Hidráulico de Fins […]

Internacional

Hogan increases advanced CAP payments allowance to aid drought-hit member states

The European Commission is adopting implementing acts to provide aid in the form of advanced CAP payments to drought-hit member states, […]

Internacional

Should we abandon ‘monoculture’ farming to protect biodiversity and slow climate change?

How we farm can guard against climate change and protect critical wildlife — but only if we leave single-crop farms in the dust, according to a new […]