No passado dia 5 de janeiro de 2024 foi publicado o Decreto-Lei 4/2024 que institui o Mercado Voluntário de Carbono em Portugal, permitindo às empresas e outras entidades a aquisição de créditos de carbono gerados por projetos de redução de emissões ou sequestro de carbono. Este mercado constitui, assim, uma oportunidade para os produtores agrícolas e florestais implementarem projetos de sequestro de carbono, visando o reconhecimento dos créditos de carbono e a sua posterior transação.
Por outro lado, a União Europeia está a desenvolver o quadro da certificação da remoção de carbono (EU Carbon Removal Certification Framework).
No entanto, existem ainda algumas dúvidas sobre como e quando o mercado nacional vai funcionar e de que forma é que a certificação europeia da remoção de carbono se vai operacionalizar.
Este seminário pretende, por isso, não só informar e esclarecer os participantes sobre o contexto nacional e europeu, mas também discutir as perspetivas e expectativas, quer dos produtores agrícolas e florestais face a esta nova oportunidade de valorização dos seus produtos/serviços, quer dos potenciais interessados em adquirir créditos de carbono. Adicionalmente, é uma oportunidade para outros atores, com interesse nestas temáticas, poderem esclarecer as suas dúvidas e estabelecerem parcerias.