Mercado Fora D’ Horas – 9 de Agosto 2017 – Silves

Mercado Fora D’ Horas – 9 de Agosto 2017 – Silves

A última das 3 noites temáticas de 2017 é sobre a Visão e traz-nos um programa dedicado à cultura visual.

Depois de termos sentido os cheiros e nuances das ervas aromáticas, ouvido o som dos legumes e da palavra, de termos passeado por entre as bancas animadas e descoberto que o Mercado Municipal de Silves nos pode surpreender e converter-se num espaço de arte e cultura, mas também de confraternização, diversão e encontro, vamos aprender a Olhar para a nossa cultura através da Comida e deliciar-nos com belas iguarias.

Afinal, a noite do Algarve pode mesmo estimular um diálogo entre as nossas tradições alimentares e a contemporaneidade!

 

Sobre o evento:

O Mercado Fora d’Horas é um evento gastronómico sobre cultura local, ocorre no Mercado Municipal de Silves e teve origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade relacionada com o mercado.

A proposta programática do Mercado Fora d’Horas concentra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática.

No decorrer do evento misturamos valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico. O foco da mensagem que pretendemos passar aos visitantes são as tradições alimentares, a cultura local e os produtos de proximidade.

Assim apresentamos o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço comunitário e local de celebração da alimentação algarvia.

O evento terá entrada livre, nele e o visitante terá a oportunidade de adquirir bens de produção local, experimentar um dia diferente em torno da gastronomia local e ocorrerá entre as 19.00h e as 24.00h.

A 2ª edição do evento conta com 3 noites temáticas
7 Junho 2017 – Os Cheiros (dedicado às ervas aromáticas e temperos),
5 Julho 2017 – Os Sons (dedicado a histórias sobre comida),
9 Agosto 2017 – A Visão (dedicado à apresentação da comida, como podemos interpretar comida visualmente).

A organização é da Junta de Freguesia de Silves, com coordenação de Alexandra Santos, apoiado pelo Município de Silves.
A origem deste evento foi um projeto de design comunitário, Consumirlocal,  que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura- UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg  de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd.

Comente este artigo
Anterior Declaração de existências de suínos
Próximo PDR2020: Prorrogação do prazo de candidatura à operação 8.1.6

Artigos relacionados

Nacional

Mulheres dinamizam projeto de alojamento com quinta agrícola em Manteigas

Segundo Patrícia Madeira, uma das responsáveis pelo projeto, a Casa Agrícola Francisco Esteves, dinamizadora da iniciativa, […]

Nacional

Crédito Agrícola lança seguro de colheitas para bananicultores da Madeira

O Grupo Crédito Agrícola e a Empresa Pública de Gestão do Setor da Banana (GESBA) estabeleceram um protocolo que se irá […]

Nacional

A importância do potássio e do cálcio na qualidade da uva

INTRODUÇÃO

Entre os vários nutrientes que podem ser utilizados na adubação da vinha podem indicar-se dois com um papel destacado na qualidade das uvas:. […]