S Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis), anunciou o lançamento de cinco novas variedades de morango resistentes à murcha de Fusarium, uma doença transmitida pelo solo. Os morangos têm uma produtividade elevada, qualidade melhorada e já estão disponíveis para venda.
As cinco novas variedades de morango (UC Eclipse, UC Golden Gate, UC Keystone, UC Monarch e UC Surfline) já se encontram disponíveis para venda através da Foundation Plant Services.
Uma das principais causas da perda de morangos é a murcha de Fusarium. Mais de metade das variedades não têm resistência a esta doença. Historicamente, a murcha de Fusarium não era uma grande preocupação nas culturas de morango, mas, quando a utilização de brometo de metilo foi gradualmente eliminada nos EUA, em 2005, a Fusarium tornou-se uma preocupação importante para os produtores de morango.
“A doença espalhou-se rapidamente e tivemos que reagir também rapidamente”, explicou Glenn Cole, fundador e gestor de campo do Programa de Melhoramento de Morangos da UC Davis. Os melhoradores reuniram o DNA de milhares de plantas para conceber ferramentas genéticas de seleção e rastreio de genes de resistência ao Fusarium. “Estas ferramentas permitiram-nos eliminar a suscetibilidade e gerar resistência”, acrescentou Steve Knapp, diretor do mesmo Programa.
Mais informações no site da UC Davis. Saiba mais sobre o Programa de Melhoramento de Morangos da UC Davis neste vídeo:
O artigo foi publicado originalmente em CiB - Centro de Informação de Biotecnologia.