Marques Mendes: A desautorização da Ministra da Agricultura

Marques Mendes: A desautorização da Ministra da Agricultura

Embora tivesse passado despercebido, tivemos esta semana um facto inédito – uma “remodelação parcial” da Ministra da Agricultura. Vamos aos factos:

Primeiro: há duas semanas tivemos uma chacina chocante, arrepiante e repugnante de dezenas de animais em Santo Tirso. Algo que nunca devia ter acontecido.

Segundo: na sequência disso, o PM, na prática, “demitiu” na praça pública o D. G. da Veterinária. Algo que nunca devia ter acontecido. Não sei se o DG tem ou não tem culpa no ocorrido. Mas não se trata assim um servidor do Estado. Isto é uma humilhação e uma falta de respeito.

Terceiro: esta semana aconteceu o mais inacreditável – o PM fez uma “remodelação parcial” da Ministra da Agricultura, passando-lhe um atestado de incompetência. Tirou-lhe uma parte do Ministério – as competências em matéria de protecção e bem-estar animal – e passou-a para o Ministério do Ambiente.

Se esta mudança tivesse sido feita no início do Governo, era tudo normal. Feita agora, no contexto em que foi, depois da chacina verificada e da demissão do DG, só tem uma leitura – é um atestado de incompetência à Ministra; é uma desautorização da Ministra. É como quem diz: a Ministra falhou. A pasta dos animais passa para outro Ministro, mais capaz e competente.

Perante isto só restava à Ministra dar-se ao respeito e sair pelo seu pé. Como preferiu agarrar-se ao lugar, dificilmente vai ser respeitada no futuro.

Continue a ler este artigo no Jornal de Negócios.

Comente este artigo
Anterior Governo declara Situação de Alerta no país por causa de risco de incêndios
Próximo Faça Chuva Faça Sol - T.4 Ep.22

Artigos relacionados

Últimas

Manuel Gonçalves, Presidente da Federação Nacional de Apicultores de Portugal

“O Programa Apícola Nacional continua a ser uma excelente ferramenta de apoio, mas não chega”

Os dados do último período de Declaração de Existências da Atividade Apícola, […]

Nacional

Incêndios: Reforçado dispositivo nos distritos em alerta vermelho – ANEPC

O 2.º comandante nacional da proteção civil, André Fernandes, disse hoje que vão ser reforçados os operacionais em distritos em estado de alerta especial de nível vermelho face ao risco de incêndio, […]

Últimas

Em greve de fome há 24 dias em frente ao Palácio de Belém, Luis Dias volta a acusar Ministério da Agricultura de “má-fé”

Nota do Ministério afirma que não foi possível pagar apoio aprovado para a quinta de amoras afetada pelos temporais de 2017 porque “o titular do processo apresentou uma fatura sem que os […]