Maria do Céu Albuquerque vai a Bruxelas debater Política Agrícola Comum e Estratégia Do Prado ao Prato

Maria do Céu Albuquerque vai a Bruxelas debater Política Agrícola Comum e Estratégia Do Prado ao Prato

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai participar segunda-feira, dia 20 de Julho, em Bruxelas (10h00 hora local – 9h00 em Lisboa) no Conselho de Agricultura e Pescas.

Este primeiro encontro presencial pós Covid-19, presidido pela presidência alemã, terá como tema a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), com o foco na arquitectura verde, a Estratégia Do Prado ao Prato e a situação do mercado nos sectores agrícolas decorrentes da crise Covid-19.

Paralelamente, será apresentada a declaração conjunta do Trio da Agricultura – Alemanha, Portugal e Eslovénia – no âmbito da Presidência do Conselho Europeu, sob o tema “Assegurar a viabilidade a longo prazo da agricultura na Europa”.

Estratégia “do prado ao prato”

Os ministros debaterão a estratégia “Do Prado ao Prato” apresentada pela Comissão Europeia em 20 de Maio deste ano. O objectivo desta estratégia é tornar os sistemas alimentares na Europa mais sustentáveis.

Em 8 de Junho, os ministros realizaram uma primeira troca de pontos de vista sobre a proposta da Comissão, em combinação com a proposta de estratégia de biodiversidade da UE. Estas duas propostas fazem parte da iniciativa “Pacto Ecológico Europeu” da Comissão.

Quanto ao futuro da PAC pós-2020 pode aceder a informações gerais aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Federação Agrícola dos Açores satisfeita com a manutenção das taxas de cofinanciamento nas regiões ultraperiféricas
Próximo Investigação: Pitanga processada e potencial tecnológico para agregação de valor e aumento de pós-colheita

Artigos relacionados

Nacional

PRR: Mais de 34 ME destinados ao combate aos incêndios rurais – Governo

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) contempla um investimento de 40 milhões de euros (ME) na área das […]

Sugeridas

Agricultores do Mondego exigem que Governo assuma realização de obra de regadio

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) exigiu hoje que o Governo assuma a responsabilidade de executar uma obra de regadio, […]

Nacional

Projecto de integração social através da viticultura

Germinar é um projecto que visa a integração social de jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, através da sua integração no trabalho em vinhas na zona de Valença. […]