Chuvas de Março puseram fim à seca extrema em Portugal, mas a maior parte do território continua em seca moderada. O IPMA explica que no final do mês se registou um aumento de água no solo em quase todo o país, sendo mais significativo na região Sul.
Portugal continental registou no final de Março um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território, deixando de haver regiões em situação de seca extrema, segundo o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A notícia já tinha sido dada pelo PÚBLICO e é agora confirmada pelos números divulgados no boletim.
No fim de Março, 81,7% de Portugal continental estava em seca moderada, 15,9% em seca severa e 2,4% em seca fraca, de acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível esta sexta-feira no site do IPMA.
[…]
Sexto Março mais chuvoso desde 2000
Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA, indica que o mês de Março foi classificado como normal em relação à temperatura do ar e chuvoso quanto à precipitação.
Segundo o IPMA, Março foi o 6.º mais chuvoso desde 2000, […]