A FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), disponibiliza um “Manual de Boas Práticas na Produção de Cera de Abelha”. Este manual foi na sua essência elaborado para o apicultor e para o industrial, tendo em conta os procedimentos tidos como mais correctos à luz dos actuais conhecimentos, visando a qualidade e segurança da cera de abelha, quer do ponto de vista da sua utilização, como do seu tratamento e transformação.
O documento, publicado em 2009, realça que a cera das abelhas é, a seguir ao mel, um dos principais produtos resultantes da produção apícola. Esta é importante tanto para a qualidade do mel como também para a sanidade e produtividade das colónias de abelhas. Desta forma a produção, comercialização e utilização da cera com segurança e qualidade, torna-se vantajoso não só para a produtividade e qualidade do mel obtido, mas também para o apicultor.
É objectivo deste manual dar a entender que toda a fileira apícola é responsável pela obtenção de ceras de qualidade, desde o apicultor que realiza a substituição e eliminação de ceras velhas com elevado risco de contaminação da loque americana através da cera, até á industria com a selecção de ceras e esterilização das mesmas para a sua moldagem.
Pode transferir o Manuel completo aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.