De 8 a 12 de Abril a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses vão ser dadas a conhecer junto de profissionais e consumidores de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A iniciativa, promovida pela ViniPortugal, reúne uma comitiva de mais de 20 agentes económicos que levarão mais de 110 vinhos criados a partir de 250 castas de origem nacional.
Intitulada “Roadshow Vinhos de Portugal 2019”, a iniciativa conta com um programa variado de acções, que inclui masterclasses sobre os Vinhos de Portugal, ministradas por especialistas do sector – Sandra Zottis (Curitiba), Eduardo Araújo (Florianópolis e Mauricio Roloff (Porto Alegre) – e degustações de vinhos. No decorrer das degustações, terá lugar uma competição interactiva, designada por “Wine Games”, na qual os participantes serão desafiados a identificar os principais aromas do vinho, a região de onde é oriundo e as uvas presentes em cada vinho. Este desafio pretende reforçar a percepção de Portugal enquanto produtor de referência de “blends”, combinando da melhor maneira diferentes castas para chegar a vinhos de excelência.
Participam nessa edição os produtores Aveleda, Casa Agrícola HMR, Casa Relvas, Enoforum – Grupo Carmin, Esporão, Quinta do Castro, Cartuxa – Fundação Eugenio de Almeida, Ségur Estates, Herdade Tinto e Branco, José Maria da Fonseca, Quinta das Arcas, Quinta do Vallado, Dona Maria – Julio Bastos, Monte da Ravasqueira, Herdade Paço do Conde, Quinta da Lapa e a Sogrape Vinhos
A promoção do “Roadshow Vinhos de Portugal” no Brasil responde à aposta da ViniPortugal, materializada no Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2019, de apostar no mercado brasileiro, um dos principais destinos de exportação, bem como de dinamizar mais eventos para consumidores para dar a conhecer a qualidade e diversidade dos vinhos portugueses em mercados estratégicos para a marca “Wines of Portugal”.
O Brasil é um mercado em evidência para a marca “Wines of Portugal”. Em 2018 os vinhos portugueses tiveram um desempenho muito positivo neste mercado, com um crescimento de 16,4% em valor e um aumento de 10,7% no preço médio em 2018 face a 2017, o que consubstancia a melhor performance no top-10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses.
O Brasil, conjuntamente com os Estados Unidos da América, Canadá e China são apostas dos vinhos portugueses para 2019. Recorde-se que estes mercados representam 60% do valor destinado à promoção internacional, que totaliza 14 milhões de euros, dos quais cerca de 6,5 milhões de euros cabem à ViniPortugal.