A DRAP Alentejo, enquanto ponto focal da Rede Rural Nacional (RRN), identificou o projeto Mainova como um exemplo de iniciativa relevante no âmbito da agricultura e do desenvolvimento rural.
O projeto, liderado por Bárbara Monteiro, uma jovem empreendedora, tem como missão promover a produção consciente e sustentável de vinhos e azeites no Alentejo.
Bárbara Monteiro, que trabalhava na área da comunicação, decidiu abraçar o projeto familiar e lançar-se num projeto de enoturismo. “Sempre tive uma ligação muito forte ao Alentejo e à agricultura”, diz a empreendedora. “Queria criar um projeto que fosse sustentável e que preservasse o ambiente”, acrescenta.
A Mainova produz vinhos e azeites de produção biológica e integrada, com pouca intervenção e certificado vegan. “Acreditamos que é possível produzir vinhos e azeites de qualidade sem prejudicar o ambiente”, afirma Bárbara Monteiro.
O projeto Mainova é um exemplo de como é possível conciliar o empreendedorismo com a sustentabilidade. Bárbara Monteiro é uma jovem empreendedora que está a contribuir para o desenvolvimento rural do Alentejo, através da produção de vinhos e azeites sustentáveis.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.