Live-stream: Webinar CAP “Conversa com Tiago Oliveira, presidente da AGIF”

A muito recente aprovação e publicação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais é o pretexto imediato para esta conversa de Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, e Tiago Oliveira, presidente da AGIF e principal mentor agente da reconfiguração estratégica do sistema de defesa contra os incêndios.

Nesta sessão, destinada especialmente às organizações de agricultores, estarão certamente em discussão questões como o futuro da gestão do espaço rural, a sua economia, e também as visões de dois interlocutores sobre a natureza e extensão das exigências colectivas a quem detém a terra e dos direitos que lhes são reconhecidos.

Tiago Martins Oliveira é licenciado, mestre e doutorado em Engenharia Florestal e Recursos Naturais.

Desenvolveu a sua actividade profissional maioritariamente no domínio da defesa da floresta contra incêndios, tanto operacionalmente como no seu planeamento.

A sua tese de doutoramento versou a “a Transição Florestal e a Governança de Risco de incêndio em Portugal nos últimos 100 anos”.

Foi nomeado em 2017 para chefiar a Estrutura de Missão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e preside desde 2018 à Agência de Gestão Integrada dos Fogos Rurais, entidade que tem como missão “o planeamento e a coordenação estratégica e avaliação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR)” e assim “aumentar o nível de protecção das pessoas e bens e de resiliência do território face a incêndios rurais e diminuindo o seu impacto nos ecossistemas e no desenvolvimento económico e social do País“.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Frutos Frescos – Modo Produção Biológico – Informação Semanal – 6 a 12 Julho 2020
Próximo Cotações – Frutos Secos e Secados – Informação Semanal – 6 a 12 Julho 2020

Artigos relacionados

Últimas

UE aumenta exportações de carne de porco em 13% entre Janeiro e Agosto

Mesmo num cenário de forte condicionamento provocado pela pandemia de COVID-19, provocando perturbações quer no fluxo de abates, quer na autorização para exportar de vários […]

Comunicados

Aplicação de produtos fitofarmacêuticos requisitos aplicáveis aos operadores de aeronaves

Foi publicada no dia 29 de abril a Portaria N.º 104/2020 que define os requisitos aplicáveis aos operadores de aeronaves que realizam operações […]

Sugeridas

Dos 6800 incêndios detectados este ano, apenas dois lavraram mais de 24 horas

O presidente da LBP defende a utilização de um retardante na água e sugeriu que, no próximo contrato, o Estado tenha em conta a contratação de meios que possam fazer “a calda”. […]