Live-stream: E se o frango e os ovos faltassem nos supermercados?

Avicultura, alimentação humana e ambiente foi o tema escolhido para a segunda conferência de Engenharia Agronómica, Alimentar e Zootécnica, organizada pelo Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, no passado dia 9 de julho. 

Divanildo Outor Monteiro, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, deu início a esta segunda sessão recordando que a “avicultura, a segurança alimentar e o impacto ambiental da produção animal, são de alguma forma os três pilares que condicionam não só a avicultura, mas um bocadinho a produção animal no Portugal e no mundo”.

O orador, Manuel Chaveiro Soares, consultor do Grupo Valouro, Diretor da Estação Fruteira do Montejunto – FRUTUS e Empresário Agrícola, desenvolveu o tema da evolução da avicultura e mostrou o papel da ciência, bem como os benefícios para a alimentação humana e o meio ambiente para este setor. A produção de ovos, o progresso na produção das galinhas poedeiras, evolução da produção de carne de aves no mundo, a modernização no setor, a sustentabilidade, foram alguns dos temas abordados.

Manuel Chaveiro Soares recordou também que “já 2 mil milhões de pessoas no mundo comem insetos e que todas as previsões apontam que nesses países o que irá aumentar é a produção avícola”.

No que diz respeito ao futuro “estudos feitos há um ano apontam para que nos próximos anos o crescimento de carne de frango é de 0,5%”. No que diz respeito a outros países “não tenho dúvidas que a produção avícola, eficiente como é, vai ter um crescimento notável”.

Acrescentou ainda que “a proteína do ovo é considerada uma proteína padrão, a do frango é igualmente excelente e também o custo é bastante baixo. Isto é a tradução de uma evolução tecnológica e de muito empenho dos produtores para se conseguir um custo de produção tão baixo”.

Comente este artigo
Anterior Queda de granizo causa estragos em vinhas, olivais e castanheiros em Valpaços
Próximo Bruxelas investe em campanha para incentivar jovens a comer carne de porco

Artigos relacionados

Últimas

Jornadas de Alimentação Animal. IACA debate impacto da descarbonização no sector

As VIII Jornadas de Alimentação Animal realizam-se no próximo dia 19 de Setembro de 2019, no Dom Gonçalo Hotel & SPA, […]

Últimas

Sustentabilidade ambiental é tema de congresso de horticultura em Coimbra


O atual panorama da agricultura intensiva e da sustentabilidade do setor são os principais temas do Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, […]

Sugeridas

Colheita de batata na AgroGlobal realiza-se a 9 e 10 de Setembro

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal informa que os ensaios de variedades de batata de indústria no campo da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas, estão quase no final do seu ciclo. […]