Lactogal aumenta em 1,5 cêntimos valor pago por litro a cooperativas

Lactogal aumenta em 1,5 cêntimos valor pago por litro a cooperativas

O grupo Lactogal vai aumentar, a partir de outubro, em 1,5 cêntimos o valor pago por litro às uniões cooperativas a quem compra, em exclusivo, a matéria-prima, foi hoje anunciado.

“Ciente do atual contexto económico, que tem afetado de forma bastante adversa a economia das explorações leiteiras em Portugal, o grupo Lactogal decidiu aumentar em 1,5 c o valor pago por litro às três uniões cooperativas a quem compra, em exclusivo, a sua matéria prima”, avançou, em comunicado.

O novo valor vai começar a ser aplicado a partir de 01 de outubro.

O grupo notou que, desde o início da pandemia, os operadores têm suportado um “elevado aumento” dos custos de exploração, acrescentando que, apesar da diminuição de produtos lácteos em Portugal, a Lactogal “tem feito um inequívoco esforço de valorização da produção leiteira”.

Em causa está um plano de investimentos tecnológicos de cerca de seis milhões de euros por ano, desde 2016, para preparar o período a seguir ao fim do regime de quotas.

Segundo o operador, este plano tem permitido suportar as exportações que, na média dos últimos cinco anos, representam sensivelmente 27,6% do volume de negócios.

A Lactogal, que embala leite e produz leite achocolatado, iogurtes, queijo e manteiga, emprega cerca de 1.400 trabalhadores.

Entre as marcas do grupo encontram-se a Agros, Matinal, Castelões, Mimosa, Vigor, Primor e Fresky.

Comente este artigo
Anterior State of the Union 2021
Próximo Agentes da fileira do vinho criam iniciativa para tornar setor mais sustentável

Artigos relacionados

Últimas

Sustainwine divulga vídeo sobre preservação do solo na vinha

O SustainWine, programa de educação ambiental promovido pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), apresenta o segundo vídeo do programa educacional SustainWine, através do qual se pretende […]

Ofertas

Oferta de Emprego – Engenheiro Agrónomo (M/F) – Palmela

A AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela procura estagiário para integrar no estágio IEFP com a duração de 9 meses.

Nacional

Floresta, a batalha que continuamos a perder

Já sabíamos que o desastre de Pedrógão Grande e dos incêndios do Outono de 2017 iriam deixar feridas difíceis de curar. […]