Agentes da fileira do vinho criam iniciativa para tornar setor mais sustentável

Agentes da fileira do vinho criam iniciativa para tornar setor mais sustentável

Quatro dezenas de agentes da fileira do vinho de todo mundo criaram a iniciativa ‘Sustainable Wine Roundtable’ (SWR) para “reforçar a liderança” do setor ao nível da sustentabilidade, foi anunciado.

Num comunicado conjunto, a SWR e a fundação The Porto Protocol adiantaram que vai ser desenvolvida “uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada”, explicando como é que as vinhas e adegas podem ser colocadas “no caminho da sustentabilidade”.

Por sua vez, os retalhistas e consumidores vão receber informações para classificar os rótulos e ‘claims’ ecológicos.

Esta coligação sem fins lucrativos inclui todos os agentes do setor, desde produtores a consumidores.

O SWR vai promover grupos de trabalho para desenvolver as melhores práticas e ferramentas em “questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar atores da indústria e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor”.

Os membros fundadores da SWR são a Ahold Delhaize, Alko, Alliance Wine, Amorim, Amorim Cork, BLB Vignobles, British Glass, BSI, Catena Institute of Wine, Château Léoube, CIVB, Cloudy Bay, Concha y Toro, Diversity in Food and Beverage, Domaine Bousquet, Dr. Loosen, Enotria&Coe, Equalitas, Famille Perrin, Fish Friendly Farming, Food Alliance, Grupo Avinea, Hochschule Geisenheim University, International Wineries for Climate Action, JancisRobinson.com, Journey’s End Vineyards, Lidl GB, Napa Green, New York Wine & Grape Foundation, North South Wines, Preferred by Nature, Ramón Bilbao e o Schenk Group.

A Ste. Michelle Wine Estates, Sustainable Agriculture Network, Sustainable Winegrowing Australia, Sustainable Winegrowing British Columbia, Systembolaget, The Co-op UK, The Fairtrade Foundation, The Porto Protocol, The Wine Society, Treasury Wine Estates, Vingruppen, Vintage Wine Estates, Waitrose & Partners, Whole Foods Market, Wines of South África e a WWF South África integram também este grupo.

“Existem muitos programas e projetos inovadores que visam tornar os vinhos e as adegas mais amigas do ambiente e socialmente justas. O nosso objetivo é reuni-los, gerando a clareza, coesão e colaboração necessárias para que o setor vitivinícola se estabeleça como um líder no panorama mundial da sustentabilidade”, afirmou, citado no mesmo documento, o presidente inicial desta mesa-redonda, Richard Bampfield MW.

A SWR está aberta para adesão geral em 2022.

Comente este artigo
Anterior Lactogal aumenta em 1,5 cêntimos valor pago por litro a cooperativas
Próximo Oferta de emprego - Gestor de projeto - Engenheiro Florestal - Vila Real

Artigos relacionados

Últimas

Cotações – Aves e Ovos – 9 a 15 de agosto 2021

Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido […]

Últimas

Agricultura reforça segurança alimentar para produzir mas escoa menos

Com a produção de legumes e frutas para manter e colher, os produtores desdobram-se a aplicar normas de segurança alimentar contra o novo […]

Cotações PT

Bolsa do Porco – Semana 17/2021 – Manutenção

Esta semana não se verificaram alterações significativas, mas as tendências, entre manutenções e subidas, são sinais positivos que os mercados manifestam para as próximas semanas […]