O Ministério da Agricultura e Pescas e o Ministério do Ambiente e Energia anunciaram José Godinho Calado como o novo diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
De acordo com a comunicação do Governo, esta designação acontece na sequência do procedimento concursal da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), de dezembro de 2023, para o cargo de Vogal do Conselho Diretivo responsável pela Direção Regional do ICNF do Alentejo.
O novo responsável regional é doutorado em Agronomia pela Universidade de Évora e, até agora, Pró-Reitor da Universidade de Évora e também Professor Auxiliar do Departamento de Fitotecnia da mesma instituição.
José Godinho Calado foi, em regime de comissão de serviços, Diretor Regional de Agricultura, entre 2018 e 2023, tendo exercido também a Presidência da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Alentejo, entre outros cargos.
O Executivo avança ainda que a nomeação acontece em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos e com efeitos a partir da passada sexta-feira, dia 26 de julho.
A comunicação esclarece ainda que o nome de José Godinho Calado integrava a lista final de candidatos a Diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, substituindo Olga Martins, que ocupava o cargo em regime de substituição desde maio de 2019 e que saiu a seu pedido do processo de concurso.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.