IVV: Previsão de Colheita 2020 – Produção de Vinho

IVV: Previsão de Colheita 2020 – Produção de Vinho

Produção de vinho em 2020 com previsão de -3% face à campanha anterior e -2% em relação à média das últimas cinco campanhas.

De acordo com as previsões do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) a produção de vinho deverá diminuir em Portugal em cerca de 3% face à campanha passada, para um volume na ordem dos 6,3 milhões de hectolitros, que corresponde a uma quebra de 2% face à média das cinco últimas campanhas.

As regiões do Douro, das Terras do Dão, de Trás-os-Montes e das Terras de Cister poderão ser as mais afetadas, com previsões de quebra de produção entre os 20 e os 35%.

As regiões do Minho (+9%), do Alentejo (+5%) e de Lisboa (+5%) serão as que apresentam maiores subidas em volume relativamente à última campanha, com aumentos previsíveis superiores a 45 mil hectolitros.

Apesar da instabilidade meteorológica observada ao longo do ciclo vegetativo da cultura, e de se terem registado focos de míldio, no geral as uvas apresentam um bom estado fitossanitário.

As condições climatéricas que se verificarem até à vindima, nomeadamente a ocorrência de ondas de calor, serão determinantes na quantidade e qualidade da colheita.

Fonte: IVV, IP
Comente este artigo
Anterior Granizo causa prejuízos em pomares de pera rocha em freguesia do Cadaval
Próximo Produtores na região de Felgueiras vão receber 1,5 ME para reconverter vinhas

Artigos relacionados

Comunicados

Selo alusivo à redução do desperdício alimentar – Aberto concurso de ideias até 11 de outubro

Até 11 de outubro próximo decorre o período de apresentação de propostas para o Selo distintivo “Produção sustentável, Consumo responsável“. Está […]

Sugeridas

Building Sustainable Agriculture Through Technology

[Fonte: ZAWYA] Action for agritech to more fully contribute to UN’s SDGs will need to be taken by all stakeholders from governments to financial institutions and the farmers themselvesSpecial Contributions

Although technology is transforming just about every area of life we care to consider, […]

Notícias fitofarmacêuticos

Zagaia – o mais recente herbicida da Sapec Agro Portugal

Trata-se de uma nova solução que vem reforçar a gama de herbicidas da Sapec Agro Portugal.
Zagaia é um herbicida com efeito residual duradouro e sistémico, […]