IVV: Previsão de Colheita 2020 – Produção de Vinho

IVV: Previsão de Colheita 2020 – Produção de Vinho

Produção de vinho em 2020 com previsão de -3% face à campanha anterior e -2% em relação à média das últimas cinco campanhas.

De acordo com as previsões do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) a produção de vinho deverá diminuir em Portugal em cerca de 3% face à campanha passada, para um volume na ordem dos 6,3 milhões de hectolitros, que corresponde a uma quebra de 2% face à média das cinco últimas campanhas.

As regiões do Douro, das Terras do Dão, de Trás-os-Montes e das Terras de Cister poderão ser as mais afetadas, com previsões de quebra de produção entre os 20 e os 35%.

As regiões do Minho (+9%), do Alentejo (+5%) e de Lisboa (+5%) serão as que apresentam maiores subidas em volume relativamente à última campanha, com aumentos previsíveis superiores a 45 mil hectolitros.

Apesar da instabilidade meteorológica observada ao longo do ciclo vegetativo da cultura, e de se terem registado focos de míldio, no geral as uvas apresentam um bom estado fitossanitário.

As condições climatéricas que se verificarem até à vindima, nomeadamente a ocorrência de ondas de calor, serão determinantes na quantidade e qualidade da colheita.

Fonte: IVV, IP
Comente este artigo
Anterior Granizo causa prejuízos em pomares de pera rocha em freguesia do Cadaval
Próximo Produtores na região de Felgueiras vão receber 1,5 ME para reconverter vinhas

Artigos relacionados

Últimas

Quem é quem na nova Comissão Europeia

Presidente da Comissão Europeia
Ursula von der Leyen, Alemanha (PPE)

Ursula van der Leyen EPA
Aos 60 anos, a conservadora alemã que se iniciou tardiamente na actividade política, […]

Sugeridas

Entrevista | As maravilhas que quatro letras podem fazer

Entrevista realizada pelo CiB à investigadora do IGC Paula Duque, sobre edição de genomas, é o tema de capa da última edição impressa da Vida Rural. […]

Nacional

Incêndio de Monchique terá tido origem numa linha elétrica

O Observatório Técnico Independente (OTI) criado pelo Parlamento para acompanhar os incêndios florestais aponta como possível causa do fogo de Monchique, […]