É com enorme satisfação que vos recebemos em mais um Simpósio da Castanha. Começamos em 2011, em Trancoso. Daí para cá não mais paramos, naquilo que tem sido uma excelente parceria entre a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha e a SCAP – Sociedade Ciências Agrárias de Portugal. Passamos, entretanto, por Vila Pouca de Aguiar em 2015 e por Bragança em 2018. Chegamos agora a Vila Real.
O Simpósio, momento de divulgação e promoção da investigação e da inovação que se faz em Portugal, ganhou uma dinâmica que a todos nos satisfaz, e responsabiliza, para fazermos mais e melhor. É visível o crescente número de projetos de investigação, inovação e difusão do conhecimento que são promovidos por um número cada vez maior de entidades e investigadores que se interessam pela cultura do castanheiro. Consequentemente também o número de dissertações de mestrado e teses de doutoramento tem crescido, consolidando e tornado mais robusta a comunidade científica envolvida na temática do Castanheiro e da Castanha.
O Simpósio Nacional da Castanha é hoje um evento incontornável na Cadeia de Valor do Castanheiro e da Castanha, uma fileira em franco crescimento, tendo registado um aumento de 53% na sua área, nos últimos dez anos, de acordo com os resultados do recenseamento agrícola de 2019. Uma cadeia de valor, mais sustentável e mais rentável, é fundamental para uma revitalização das regiões mais fragilizadas, pelo envelhecimento e baixa densidade populacional, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável baseado na inovação, na valorização dos recursos endógenos e na proteção do ambiente.
São muitos os desafios que convocam todos, investigadores, técnicos, produtores, para a busca de soluções que tornem a cultura do Castanheiro e a cadeia de valor da castanha, mais competitivas, sustentáveis e resilientes, num contexto de grandes mudanças associadas às transições climáticas, ecológicas e digitais.
Não faltam motivos de interesse para estarmos presentes no IV Simpósio Nacional da Castanha.
Estão todos convocados a participar!
Data: 7 a 9 de julho de 2023
Local: Vila Real
→ Mais informações ←
O artigo foi publicado originalmente em Florestas.pt.