Irrigants d’Europe reunida em Córdoba em defesa da Agricultura de Regadio

Irrigants d’Europe reunida em Córdoba em defesa da Agricultura de Regadio

O Conselho e a Assembleia Geral da IRRIGANTS D’EUROPE (IE) reuniram-se em Córdoba, no sul de Espanha. Esta associação europeia, formalmente constituída a 20 de Março de 2018 e presidida no seu primeiro mandato pela FENAREG, está agora em plena atividade na promoção da Agricultura de Regadio e da Gestão da Água em Agricultura na União Europeia, atuando a nível nacional e internacional.

Na reunião em Córdoba estiveram no centro da discussão temas como as perspetivas e impactos da Política Agrícola Comum (PAC) no regadio; a revisão em curso da Diretiva Quadro da Água e da Diretiva sobre Inundações, bem como outros temas relacionados com o debate político Europeu e aspetos técnicos.

A Assembleia Geral da Irrigants d’Europe foi unânime em assumir que esta associação deve ser um parceiro ativo nos domínios da investigação e desenvolvimento (I&D) e da inovação, participando no programa Horizonte 2020 ou noutros projetos similares financiados pela União Europeia. Nos poucos meses desde a sua constituição oficial, a Irrigants d’Europe já foi convidada a participar em quatro propostas de projetos de I&D por entidades internacionais de relevo.

A Assembleia Geral também solicitou que o secretariado da associação impulsione a divulgação dos documentos de posição da Irrigants d’Europe sobre a Diretiva Quadro da Água e sobre a PAC, junto de outras associações que possam juntar-se ao movimento de apoio da Agricultura de Regadio e contribuir na disseminação destas posições. Pode consultar e descarregar estes documentos no site da IE ( http://irrigantsdeurope.eu/position-documents/ ).

Comente este artigo
Anterior Governo abre mercado do Camboja à exportação de carne de suíno
Próximo A Associação Nacional de Comerciantes de Sementes (ANSEME) aderiu ao Agroportal.

Artigos relacionados

Comunicados

Comunicado de imprensa – Pescas: PE propõe controlos mais eficazes e proteção da pesca costeira

O Parlamento Europeu aprovou hoje recomendações para a revisão do regulamento sobre o controlo das pescas, prevista para 2017. Os eurodeputados defendem um tratamento igualitário dos pescadores nos vários países da UE, uma aplicação uniforme das inspeções e exige que esta revisão seja efetuada em conjunto com o setor pesqueiro, […]

Comunicados

Oficina do Empreendedor da IBR Guimarães conta com 18 promotores

São 18 os promotores que integram a segunda edição do Programa de Incubação, selecionados e assistentes, para a Oficina do Empreendedor integrado na Incubadora de Base Rural de Guimarães (IBR Guimarães), numa iniciativa pioneira da Câmara Municipal.
Esta primeira fase visa dotar os empreendedores de conhecimentos que lhes permitam auto avaliar o seu perfil de empreendedores, […]

Comunicados

Imports of organic products subject to new EU electronic certification system

This pioneering e-certification system will contribute to enhancing food safety provisions and reducing potential fraud. It will also reduce the administrative burden for operators and authorities, and provide much more comprehensive statistical data on organic imports.
Both paper and e-certification will be used during a 6-month transition period. […]