Investigadores criam pesticida com subproduto da cerveja misturado com estrume

Investigadores criam pesticida com subproduto da cerveja misturado com estrume

Investigadores do Neiker – Basque Institute for Agricultural Research and Development, em Espanha, estudaram o uso de bagaço de colza, bagaço de malte, juntamente com estrume de bovino fresco como dois tratamentos orgânicos de biodesinfestação, avança o portal Agropages.

A autora principal do estudo publicado na Frontiers in Sustainable Food Systems, Maite Gandariasbeitia, explica que “o bagaço de colza e o bagaço de malte são dois potenciais tratamentos orgânicos que mostraram resultados muito positivos em estudos anteriores”.

“O seu alto teor de azoto promove a atividade de microrganismos benéficos no solo, o que ajuda a decompor matéria orgânica como o estrume e a eliminar nemátodes e outros parasitas que danificam as culturas”, acrescenta.

Para desinfestar o solo e reduzir estas populações de nemátodos, o bagaço de malte e o bagaço de colza foram incorporados no solo com estrume de bovino fresco como um potencial tratamento orgânico. Após o primeiro pós-tratamento, os investigadores encontraram uma redução significativa de galhas nas raízes das plantas.

As parcelas também demonstraram um aumento dos rendimentos em cerca de 15% em comparação com as parcelas de controlo após um ano. Adicionalmente, o tratamento da matéria orgânica impulsionou as populações de microrganismos benéficos nos solos, como demonstra uma taxa de respiração do solo significativamente mais elevada.

A investigadora Maite Gandariasbeitia sublinha que são necessárias mais pesquisas para explorar outros potenciais tratamentos orgânicos que possam ser usados de forma semelhante: “Ainda há muitas perguntas a responder para que possamos compreender melhor o que acontece no solo durante e após estes tratamentos de biodesinfestação”, esclarece.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Aprovado Programa Nacional de Ação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais
Próximo FAO alerta que solos mundiais estão “sob grande pressão” da poluição

Artigos relacionados

Nacional

Agroportal ultrapassa as 1600 visualizações dia esta semana, veja o TOP 3 da semana

O Agroportal atingiu na 3a feira as 1600 visualizações. Numa semana em que o número de leitores aumentou francamente, veja as notícias mais lidas e partilhadas da semana. […]

Últimas

Oferta de estágio – Engenheiro Agrónomo ou Zootécnico – Covilhã

Exploração Agro-Pecuária no Concelho de Belmonte/Covilhã pretende admitir para realização de Estágio Profissional um técnico com conhecimentos na área de […]

Últimas

Workshop Inovação para a promoção da biodiversidade dos sistemas agrícolas

O objetivo é divulgar projetos onde os produtores estão diretamente envolvidos e onde se estão a promover práticas para a promoção da […]