InovCluster regressa de uma Missão de prospeção à China com contactos que podem gerar oportunidades nos setores alimentar e das embalagens

InovCluster regressa de uma Missão de prospeção à China com contactos que podem gerar oportunidades nos setores alimentar e das embalagens

A terceira Missão de prospeção do projeto AdPack2 aconteceu em Xangai na China com uma agenda e para os 6 clusters que juntos representam mais de 770 empresas europeias e não só, com papel na cadeia de valor das embalagens inteligentes e ativas.

Os 6 Clusters iniciaram esta Missão no dia 13 de Novembro com uma visita ao Shanghai Science Hall, onde se realizaram duas reuniões. A primeira foi com o Dr. Omar Puertas, parceiro da firma de advogados Cuatrecasas  que explicou os aspetos legais e práticos a ter em conta para iniciar negócios na China. De seguida conhecemos os Órgãos de Direção da Shanghai Packaging Technology Association, que conta com mais de 450 empresas associadas. Estiveram presentes o seu Presidente o Sr. Zhuang Yingjie e a sua Secretária Geral, Sr.ª Song Wenxian, nos apresentaram a Associação e depois diversos membros apresentaram as suas empresas em particular. Depois das apresentações iniciais, a tarde foi ocupada com uma mesa redonda afim de encontrar sinergias entre as entidades representadas.

O segundo dia da Missão iniciou com uma visita a duas faculdades da Shanghai University for Science and Technology: a School of Materials Science and Engineering e o College of Communication and Art Design. Em ambos os casos, a equipa AdPack2 foi muito bem recebida e foram-nos apresentados os laboratórios e oficinas, mostrando-nos as linhas de investigação na área da embalagem que estão a ser seguidas por cada uma das faculdades bem como as equipas de investigadores que se mostraram com grande abertura para iniciar projetos futuros em cooperação. À tarde, a equipa AdPack2 foi dividida em 2 grupos: a InovCluster juntamente com o Packaging Cluster (Espanha), mais focados na área alimentar, foram visitar a FHC Fair (Food and Hotel China) para conhecer as tendências ao nível de consumo e oportunidades ao nível ao nível comercial para o setor alimentar na China. Os restantes clusters, NanoProgres (República Checa), BalticNet Plasmatec (Alemanha), SCS (França) e Plastiwin (Bélgica) visitaram a Shanghai Tongji University.

Para terminar esta agenda de três dias, o dia 15 de novembro, foi ocupado com visitas a duas empresas da cadeia de valor das embalagens. A empresa Goss Graphics Systems, que produz prensas e máquinas de impressão de jornais, revistas, catálogos, rótulos, embalagens e para outras aplicações, que nos mostrou a sua fábrica e os métodos de fabrico bem como a sua política de qualidade que segue a metodologia dos 5S, e que surpreendeu pela organização e limpeza das instalações. A empresa Sealed Air Asia, produtora de embalagens com filmes flexíveis e que nos receberam numa sala de exposições onde pudemos ver as soluções inovadoras de embalagens de alimentos e de produtos para e-commerce, as duas linhas de especialização da empresa.

As Missões de prospeção do projeto AdPack2 são uma primeira abordagem aos mercados dos EUA, do Canadá e da China que serviram para encontrar e estabelecer contactos relevantes quer comerciais, quer de cooperação institucional para as PMEs europeias nos setor das embalagens inteligentes e ativas, bem como no setor alimentar para a InovCluster, e que nos permitiram também recolher dados de mercado e perceber que linhas de investigação estão a ser seguidas por estes mercados. Estas informações serão tratadas pela equipa AdPack2 e irão ser disponibilizadas às empresas interessadas por meio de Seminários online dedicados aos mercados da China, EUA e Canadá e que se irão realizar ao longo dos próximos meses. Por outro lado, irão permitir-nos organizar Missões empresariais a cada um destes países a realizar durante o próximo ano de 2019, com agendas pré organizadas e com o objetivo de disponibilizar às PMEs e entidades do Sistema Cientifico-tecnológico europeias interessadas em participar, o estabelecimento de contactos com fins comerciais ou de investigação e desenvolvimento de novos produtos. As empresas e entidades interessadas em participar quer nos Seminários online, quer nas Missões empresariais em 2019 deverão contactar a InovCluster.

O projeto AdPack2 é um projeto europeu para desenvolvimento do setor das embalagens inteligentes e ativas e promoção internacional das PMEs europeias dos setores desta cadeia de valor e é cofinanciado pela União Europeia através do Programa COSME.

Comente este artigo
Anterior Relatório da Comissão sobre o desenvolvimento de proteínas vegetais na UE
Próximo “RED2: Which opportunities for EU farmers to contribute to the energy transition”

Artigos relacionados

Comunicados

Syngenta ganha Prémio Inovação com fungicida Ampexio® WG Pepite

[Fonte: Syngenta]
A Syngenta arrecadou o primeiro lugar nos Agrow Awards, na categoria de Prémio Inovação para a Melhor Formulação, […]

Comunicados

Workshop – Observação e interpretação de perfis de solo no âmbito da Gestão Sustentável dos Solos

O solo é um recurso natural não renovável, que produz bens e serviços essenciais para os ecossistemas e a vida humana. […]

Comunicados

Suinicultura portuguesa poderá chegar aos 600 milhões de euros em 2017

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) realizou ontem à tarde, em Torres Vedras, uma conferência de imprensa, antecipando a segunda edição da Gala d’Porco que terá lugar na cidade no próximo dia 24 de novembro, […]