Relatório “Navigating the Market Headwinds – The State of Grocery Retail 2022”, revela que as vendas do retalho do setor alimentar europeu, em 2021, diminuíram 0,6% em comparação com o ano anterior e anuncia as cinco tendências que irão moldar o setor alimentar nos próximos anos.
O aumento da inflação e consequente aumento de preços está a preocupar os líderes das empresas do setor alimentar e também os consumidores. A conclusão é do relatório “Navigating the Market Headwinds – The State of Grocery Retail 2022”, divulgado esta quinta-feira pela consultora McKinsey & Company e pelo EuroCommerce, a principal organização europeia que representa o setor retalhista e grossista. O documento analisa entrevistas que foram levadas a cabo a 60 CEO europeus do setor alimentar e também o resultados de um questionário, ao qual responderam mais de 12 mil consumidores em nove países europeus.
De acordo com o documento, citado em comunicado, as vendas do retalho do setor alimentar europeu, em 2021, diminuíram 0,6% em comparação com o ano anterior, nível ainda quase 10% superior ao de 2019. Os volumes diminuíram 2,1%, decréscimo que foi parcialmente compensado por um aumento de 0,2% no comércio e uma inflação significativa dos preços dos alimentos de 1,3%. Apesar da queda das vendas nas lojas físicas, os retalhistas continuaram a expandir as suas redes de lojas, com o espaço de vendas disponível a aumentar 2,4%. As discounters aumentaram ligeiramente as suas vendas (0,3%), enquanto os supermercados perderam 1,2% e os hipermercados 2,6% em receitas.
Já no online, os retalhistas e discounters que operam neste segmento viram as suas receitas aumentar 8,8% em toda a Europa, em comparação com 2020.
Os resultados dos mercado português, no ano passado, são explicado por Ana Paula Guimarães, sócia da McKinsey & Company, em Lisboa. Assim, houve um ligeiro declínio nas vendas globais, apesar de continuarem a ser 13,2% superiores aos níveis de 2019. Relativamente a 2020, as receitas das lojas com preços mais baixos cresceram 1,1% em 2021. Já os supermercados viram as suas […]