A APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal, organiza no próximo dia 3 de julho, quarta-feira, na Sociedade Agrícola da Casa das Póvoas em Fajozes, Vila do Conde, o III Encontro Nacional de Produtores de Leite. Esta atividade, que vai reunir mais de 500 participantes entre produtores de leite e técnicos vindos de todo o país, conta com o apoio e participação de 40 empresas de referência no fornecimento de bens e serviços à produção de leite em Portugal.
O encontro começa com a visita ao novo estábulo construído para 300 vacas em produção, com sistema de ordenha em carrocel, seguindo-se um almoço convívio e um debate sobre investimento, renovação geracional e gestão na produção de leite, com a participação de Jaime Carneiro, Luís Figueiredo e Carlos Torres Maia. A jornada terminará com a demonstração de um carro misturador automotriz “unifeed” totalmente elétrico para alimentar os animais e será ainda possível observar o início da ordenha da tarde no “carrocel”.
A Sociedade Agrícola da Casa das Póvoas é uma empresa agrícola familiar formada ao longo de gerações, composta atualmente por três associados, incluindo dois jovens agricultores, que com a colaboração de mais três funcionários cultivam 55 hectares de terra para alimentar cerca de 500 animais, dos quais 230 vacas em produção atualmente.
A produção de leite em Portugal enfrenta atualmente um conjunto de desafios que exigem a união e solidariedade entre os produtores e todos os elos na cadeia “do prado ao prato”. Para assegurar o futuro do setor, para reduzir o abandono de produtores que coloca em causa o abastecimento pleno de leite em Portugal, a APROLEP reafirma a necessidade de um “preço justo” para todos os produtores de leite, capaz de pagar os custos de produção, o trabalho dos agricultores e os investimentos necessários para ganhar dimensão, assegurar o bem-estar animal, garantir a segurança alimentar e o equilíbrio ambiental.