Há dez empresas interessadas nas barragens da EDP

O processo de venda de centrais hidroelétricas na Península Ibérica que a EDP tem em curso está a ser analisado por uma dezena de entidades, às quais a EDP e os bancos que estão a coordenar informação já enviaram informação detalhada sobre os ativos para venda.

Esta quinta-feira a agência Bloomberg revela que entre os interessados estão as espanholas Endesa e Iberdrola, a francesa Engie, e as gestoras de ativos Brookfields e Macquarie. Mas além destas cinco há outras cinco entidades. Na semana passada a publicação especializada Mergermarket havia revelado que os dossiês de informação detalhada tinham sido enviados a uma dezena de entidades, informação que o Expresso entretanto confirmou.

A Mergermarket referia, aliás, que a venda de ativos da EDP chegou a ter cerca de 20 manifestações de interesse, mas o dossiê detalhado para potenciais ofertas acabou por ser enviado a metade desse universo.

De acordo com a informação recolhida pelo Expresso, os interessados têm até ao final deste mês para apresentar ofertas não vinculativas pelos ativos que queiram adquirir.

Contactada, a EDP não fez qualquer comentário sobre os potenciais interessados nos seus ativos.

O objetivo da EDP, conforme anunciado em março, é realizar um encaixe de pelo menos 2 mil milhões de euros com a venda de ativos de produção na Península Ibérica.

A elétrica portuguesa contratou os bancos UBS e Morgan Stanley para coordenar este processo de venda, que faz parte de uma estratégia mais ampla de desalavancagem do grupo e geração de recursos para reinvestimento em novos projetos renováveis, sobretudo de energia eólica e solar.

O artigo foi publicado originalmente em Expresso.

Comente este artigo
Anterior “Tenho ouvido acusações ao olival completamente estapafúrdias”, diz Ministro da Agricultura em entrevista ao jornal Publico e à Rádio Renascença
Próximo Incêndios: Seis famílias já têm casa em Monchique

Artigos relacionados

Dossiers

Oferta de emprego – Técnico de Serviços de Desinfestação -Engenheiro Agrónomo, Zootécnico ou Alimentar – Centro

A Rentokil Initial, Empresa Multinacional com mais de 35 anos de existência em Portugal, especializada na prestação de serviços de Higiene e Controlo de Pragas, encontra-se neste momento […]

Sugeridas

COVID 19 | Plano de Medidas excecionais para o setor agroalimentar – atualização

Ministério da Agricultura divulga atualização do Plano de Medidas Excecionais para o setor agroalimentar, integrando novas medidas de apoio […]

Dossiers

Movimento avança com processo-crime contra o Estado por falhas nos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) vai avançar com um processo-crime por alegadas falhas do Estado na propagação do incêndio de 15 de outubro de 2017 e na ajuda às populações. […]