Há dez empresas interessadas nas barragens da EDP

O processo de venda de centrais hidroelétricas na Península Ibérica que a EDP tem em curso está a ser analisado por uma dezena de entidades, às quais a EDP e os bancos que estão a coordenar informação já enviaram informação detalhada sobre os ativos para venda.

Esta quinta-feira a agência Bloomberg revela que entre os interessados estão as espanholas Endesa e Iberdrola, a francesa Engie, e as gestoras de ativos Brookfields e Macquarie. Mas além destas cinco há outras cinco entidades. Na semana passada a publicação especializada Mergermarket havia revelado que os dossiês de informação detalhada tinham sido enviados a uma dezena de entidades, informação que o Expresso entretanto confirmou.

A Mergermarket referia, aliás, que a venda de ativos da EDP chegou a ter cerca de 20 manifestações de interesse, mas o dossiê detalhado para potenciais ofertas acabou por ser enviado a metade desse universo.

De acordo com a informação recolhida pelo Expresso, os interessados têm até ao final deste mês para apresentar ofertas não vinculativas pelos ativos que queiram adquirir.

Contactada, a EDP não fez qualquer comentário sobre os potenciais interessados nos seus ativos.

O objetivo da EDP, conforme anunciado em março, é realizar um encaixe de pelo menos 2 mil milhões de euros com a venda de ativos de produção na Península Ibérica.

A elétrica portuguesa contratou os bancos UBS e Morgan Stanley para coordenar este processo de venda, que faz parte de uma estratégia mais ampla de desalavancagem do grupo e geração de recursos para reinvestimento em novos projetos renováveis, sobretudo de energia eólica e solar.

Continue a ler este artigo no Expresso.

Comente este artigo
Anterior “Tenho ouvido acusações ao olival completamente estapafúrdias”, diz Ministro da Agricultura em entrevista ao jornal Publico e à Rádio Renascença
Próximo Incêndios: Seis famílias já têm casa em Monchique

Artigos relacionados

Blogs

Agri-Fish Council: Green Deal, CAP transitional rules & Joint statement on CAP

Highlights of  first Agri-Fish Council under the Croatian Presidency.
1/ Prior to the presentation of the new Presidency’s priorities, […]

Últimas

European farmers mobilised around the latest CAP trilogue – Negotiators must reach a good compromise this week!

Despite COVID-19 limitations, the EU farming community was mobilised today at the call of Copa and Cogeca in front of the European Parliament […]

Últimas

Inscrições para o Banco de Terras de Guimarães estão abertas até 30 de abril

O Banco de Terras é um Instrumento através do qual os proprietários podem arrendar ao Município terrenos abandonados ou sem utilização, […]