O presidente do Banco Mundial considera que a guerra na Ucrânia é uma “catástrofe” para o mundo e que vai reduzir o crescimento económico global.
Em declarações à BBC, David Malpass frisa que a “guerra na Ucrânia vem num mau momento para o mundo porque a inflação já estava a aumentar”.
No entanto, a sua maior preocupação é “a perda de vidas humanas” que está a acontecer. Milhares de civis e militares já morreram nos combates.
David Malpass recorda que o impacto económico da guerra se estende para além das fronteiras ucranianas, e os aumentos dos preços globais e da energia em particular “atingem os mais pobres, tal como a inflação”.
Os preços dos bens alimentares foram impulsionados pelo conflito e “são uma ponderação e um problema real para os habitantes dos países mais pobres”.
Crise Alimentar
A Rússia e a Ucrânia são grandes produtores de alimentos. A Ucrânia é o maior produtor mundial de óleo de girassol e a Rússia o segundo. Números da S&P Global Platts revelam que os dois países representam 60 por cento da produção mundial.
Grandes empresas ocidentais, como a Nestle e a Carlsberg que têm grandes operações na Ucrânia, foram perturbadas.
Os dois países são também responsáveis por 28,9 por cento das exportações mundiais de trigo, segundo a JP Morgan.
As exportações russas de óleo de girassol e de trigo estão a ser restringidas devido às sanções e os fornecimentos ucranianos foram suspensos quando começou a invasão da Rússia à Ucrânia.
“Não há forma de o mundo se adaptar rapidamente à perda dessas exportações e isso aumenta os preços”, frisou Malpass.
Para o presidente do Banco Mundial o mesmo cenário aplica-se ao […]