GPP divulga nova edição da publicação CULTIVAR sobre Impactos Agroambientais

GPP divulga nova edição da publicação CULTIVAR sobre Impactos Agroambientais

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) apresenta a edição n.º 23 da publicação CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema – Impactos agroambientais: metodologias de quantificação e valorização económica.

A atividade agrícola gera um conjunto alargado de efeitos ambientais, positivos e negativos, a que as políticas públicas pretendem dar resposta. A alteração das práticas produtivas, de modo a criar efeitos positivos ou reduzir os negativos, resulta, em geral, em diminuições de rendimento (por aumento de custos ou reduções da produção), tendo o valor das ajudas agroambientais como objetivo, compensar essa situação.

Para além da medição do efeito ambiental da alteração de práticas, é necessário atribuir valores económicos aos efeitos ambientais das atividades, de forma a avaliar a utilização dos recursos financeiros. Tal valoração tem no entanto associadas diversas dificuldades, sendo os efeitos medidos frequentemente, de modo indireto e agregado. As metodologias de quantificação nesta matéria têm vindo a desenvolver-se, de forma a serem encontradas vias para lhes dar resposta, reconhecendo-se no entanto haver ainda um longo caminho a percorrer.

Esta edição da CULTIVAR desenvolvida pelo GPP, integra um conjunto de artigos de grande relevância sobre a temática dos Impactos agroambientais no que se refere às metodologias de quantificação e valorização económica, tendo por objetivo contribuir para o aprofundamento da reflexão a este nível.

Ver publicação – pdf | ebook

Consultar outras edições da publicação CULTIVAR – aceda aqui

GPP divulga edição especial da publicação CULTIVAR

O artigo foi publicado originalmente em GPP.

Comente este artigo
Anterior Un nuevo estudio alerta de la reducción de la producción por el Pacto Verde
Próximo Guia inicial para registo de marcas a nível internacional

Artigos relacionados

Últimas

Onda de calor na Europa causa “pior incêndio dos últimos 20 anos” em Tarragona

Um incêndio que deflagrou na quarta-feira em Espanha está a atingir grandes proporções ao longo desta quinta-feira, tendo várias frentes e focos activos, […]

Nacional

Mau tempo: Agricultores afirmam que não há qualquer medida de apoio efetiva pelas intempéries

Um dos responsáveis pela administração da Cerfundão, associação de fruticultores com sede no Fundão, afirmou hoje que, até ao momento, “não […]

Últimas

Atualização das zonas demarcadas para “Epitrix”

[Fonte: DGAV] A DGAV informa que foi feita a atualização das zonas demarcadas para Epitrix, divulgada através do  […]