Governo reforça defesa da floresta com 20 Milhões de euros

Governo reforça defesa da floresta com 20 Milhões de euros

Estão já abertas as candidaturas aos apoios disponibilizados pelo Governo para reforçar a defesa da floresta contra danos causados por agentes bióticos (pragas e doenças). No valor de vinte milhões de euros, o concurso apoia investimentos na prevenção e controlo de agentes bióticos nocivos com escala territorial relevante, e circunscritos a determinadas áreas críticas e prioritárias, para o pinheiro bravo, pinheiro manso, sobreiro e azinheira, castanheiro e eucalipto. As áreas prioritárias estão identificadas no aviso do concurso e entre as pragas abrangidas está a processionária do pinheiro, a vespa das galhas do castanheiro, o gorgulho do eucalipto e ainda o nemátodo da madeira do pinheiro.

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural-PDR2020, o concurso tem a verba distribuída por cinco sistemas florestais:

  • pinheiro bravo – oito milhões de euros
  • pinheiro manso – três milhões de euros
  • sobreiro e azinheira – cinco milhões de euros
  • castanheiro – dois milhões de euros
  • eucalipto – dois milhões de euros

Cada beneficiário pode apresentar até três candidaturas, uma por sistema florestal. No caso dos povoamentos mistos, com exceção do sistema florestal sobreiro e azinheira, poderão ser submetidas duas candidaturas, uma por cada espécie. As Entidades Gestores de Zonas de Intervenção Florestal e as Entidades Gestoras de Baldios poderão submeter três candidaturas por cada ZIF e por cada unidade de baldio, respetivamente. Também as entidades coletivas públicas poderão apresentar três candidaturas por cada Mata Nacional e por cada perímetro florestal.

O aviso pode ser consultado no portal PDR 2020 www.pdr-2020.pt, através do qual podem igualmente ser formalizadas as candidaturas até ao dia 28 de junho.

Lisboa, 16 de abril de 2019

Comente este artigo
Anterior 24H Agricultura Syngenta: uma competição formativa que não se esquece
Próximo Abertas candidaturas a apoios para reforço da defesa floresta

Artigos relacionados

Comunicados

Communication on the future CAP: a “basis for discussion”, but…

[Fonte: Farm Europe]
Brussels, February 20th. 
As a continuation of a previous discussion (January 29th) on the future of Europe’s post-2020 agricultural policy among the European Agriculture Ministers, the Agriculture and Fisheries Council (AGRIFISH) chaired by Bulgarian Minister for Agriculture, Food and Forestry Mr. […]

Comunicados

FENAREG reclama medidas para a seca

Reunido o Grupo de Trabalho da Seca, foram identificadas medidas a aplicar no âmbito do Ministério da Agricultura, mas a FENAREG alerta para outras medidas essenciais para o sector do regadio e que dependem de esforço conjunto com os outros Ministérios:

Implementar regime de caudal mínimo diário nas bacias hidrográficas, […]

Comunicados

Selo alusivo à redução do desperdício alimentar – Aberto concurso de ideias até 11 de outubro

[Fonte: GPP]
Até 11 de outubro próximo decorre o período de apresentação de propostas para o Selo distintivo “Produção sustentável, Consumo responsável“. Está aberto a qualquer pessoa singular ou coletiva, cuja proposta cumpra os requisitos estabelecidos no regulamento do concurso. Consulte os “termos de referência”. […]