Governo estima que execução do programa Portugal 2020 já ultrapassou 40%

Governo estima que execução do programa Portugal 2020 já ultrapassou 40%

Já estão contratados cerca de 20 mil milhões de euros do montante total do pacote, ou seja, 80% já está comprometido com diversos beneficiários. E os pagamentos já chegam aos dez mil milhões.

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, estimou, com base nos pagamentos realizados no âmbito do Portugal 2020 (PT 2020), que a execução do programa já ultrapassou os 40%.

“De acordo com os dados mais recentes, […] os valores já ultrapassaram certamente os 40%. É isso que indica o valor de pagamentos realizados até este momento”, avançou Nelson de Souza, em declarações à Lusa.

Segundo os dados divulgados pelo governante, já estão contratados cerca de 20 mil milhões de euros do montante total do pacote, ou seja, 80% já está comprometido com diversos beneficiários. Do total já contratado, dez mil milhões de euros já estão efetivamente pagos.

Com uma dotação global 26 mil milhões de euros, o programa Portugal 2020 (PT 2020) consiste num acordo de parceria entre o país e a Comissão Europeia, “no qual se estabelecem princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020”.

O PT2020 engloba 16 programas operacionais, como o Programa de Desenvolvimento Rural, aos quais se juntam programas de cooperação territorial, nos quais Portugal participa a par de outros Estados-membros.

Os programas operacionais 2014-2020 são financiados pelos Fundos da Política de Coesão – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo de Coesão e Fundo Social Europeu.

Conforme estipulado pela Comissão Europeia, o Portugal 2020 está sujeito à regra N+3, o que significa que apesar do prazo de vigência dos programas ser apenas até 2020, o orçamento pode ser executado até três anos depois, ou seja, até 2020 podem ser aprovados os projetos e até 2023 executado o orçamento.

Os primeiros concursos do programa Portugal 2020 foram abertos em 2015.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior Liga dos Bombeiros. Decisão de levar comandante de Pedrogão a julgamento é “ignorante”
Próximo XII Feira Nacional do Mirtilo em Sever do Vouga de 27 a 30 de Junho

Artigos relacionados

Últimas

Medicamento veterinário Clamoxyl para ruminantes e suínos tem novo intervalo de segurança

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foram alterados os intervalos de segurança do medicamento veterinário “Clamoxyl LA 150 mg/ ml suspensão injectável para bovinos, […]

Últimas

Mercadona compra 126 milhões de euros a produtores nacionais

Compras a fornecedores em Portugal superaram a estimativa da cadeia espanhola em 2019. Em quatro anos somam 329 milhões. […]

Últimas

Gripe aviária | Como pode o CRISPR salvar as aves?

Uma empresa em Israel está a trabalhar com a ferramenta de edição de genomas CRISPR para tornar as aves resistentes à gripe aviária. A utilização desta tecnologia poderá por fim ao enorme prejuízo pelo […]