Governo declara seca “severa e extrema” em concelhos de oito distritos

Governo declara seca “severa e extrema” em concelhos de oito distritos

Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aponta baixos índices de precipitação e disponibilidades hídricas consideravelmente abaixo das médias de armazenamento. Sul do país é a zona mais afectada.

O Ministério da Agricultura decretou, esta terça-feira, uma situação de seca “severa e extrema” em vários concelhos de oito distritos da zona Sul do país. Num despacho assinado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos, e publicado em Diário da República, o Governo indica que o estado de seca arrasta-se desde Janeiro.

A situação é particularmente preocupante na zona Sul do país: os distritos de Faro, Castelo Branco, Beja, Évora, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Santarém encontram-se em situação de seca “severa e extrema”.

Desde o primeiro mês de 2019 que se tem verificado um agravamento constante da situação, com sérios impactos nas actividades agrícolas.”Para esta situação contribuiu o défice de precipitação, os valores das temperaturas médias e máximas acima do normal, o baixo teor de água no solo e as disponibilidades hídricas de superfície e subterrâneas consideravelmente abaixo das médias de armazenamento”, pode ler-se no despacho.

No final do mês de Maio, 98% do território estava em situação de seca: deste número, 27,2% correspondia a zonas em situação de seca severa e 2,5% em situação de seca extrema. O ministério salienta a descida no volume armazenado nas bacias hidrográficas e os “baixos valores de precipitação verificados a Sul do rio Tejo”.

Em Julho, dados mais recentes citados neste despacho, 28,3% do território encontrava-se em situação de seca severa e 9,5% na classe de seca extrema.

Como forma de ajudar os agricultores prejudicados por esta situação, o ministério promete flexibilizar algumas das obrigações previstas no Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020). A lista de concelhos afectados pela situação de seca pode ser consultada através deste link.

O artigo foi publicado originalmente em Público.

Comente este artigo
Anterior Placarvoes
Próximo Wojciechowski abierto a introducir mejoras en las propuestas de reforma de la PAC

Artigos relacionados

Nacional

Prémio de 100 mil euros distingue empresa familiar e sustentável

A Primum Familiae Vini, uma associação de doze famílias europeias que são produtores nas grandes regiões de vinhos do continente, anunciou a instituição do ‘The PFV Prize’ […]

Últimas

Se acabaron los plazos y las multas por el mal uso al aplicar purines puede conllevar la retirada del Pago Único de la PAC

Se acabaron los plazos. La entrada en vigor de la prohibición de aplicar purines al campo mediante plato o abanico en muchas comunidades a partir del 1 de enero de 2020, […]