Governo declara seca “severa e extrema” em concelhos de oito distritos

Governo declara seca “severa e extrema” em concelhos de oito distritos

Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aponta baixos índices de precipitação e disponibilidades hídricas consideravelmente abaixo das médias de armazenamento. Sul do país é a zona mais afectada.

O Ministério da Agricultura decretou, esta terça-feira, uma situação de seca “severa e extrema” em vários concelhos de oito distritos da zona Sul do país. Num despacho assinado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos, e publicado em Diário da República, o Governo indica que o estado de seca arrasta-se desde Janeiro.

A situação é particularmente preocupante na zona Sul do país: os distritos de Faro, Castelo Branco, Beja, Évora, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Santarém encontram-se em situação de seca “severa e extrema”.

Desde o primeiro mês de 2019 que se tem verificado um agravamento constante da situação, com sérios impactos nas actividades agrícolas.”Para esta situação contribuiu o défice de precipitação, os valores das temperaturas médias e máximas acima do normal, o baixo teor de água no solo e as disponibilidades hídricas de superfície e subterrâneas consideravelmente abaixo das médias de armazenamento”, pode ler-se no despacho.

No final do mês de Maio, 98% do território estava em situação de seca: deste número, 27,2% correspondia a zonas em situação de seca severa e 2,5% em situação de seca extrema. O ministério salienta a descida no volume armazenado nas bacias hidrográficas e os “baixos valores de precipitação verificados a Sul do rio Tejo”.

Em Julho, dados mais recentes citados neste despacho, 28,3% do território encontrava-se em situação de seca severa e 9,5% na classe de seca extrema.

Como forma de ajudar os agricultores prejudicados por esta situação, o ministério promete flexibilizar algumas das obrigações previstas no Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020). A lista de concelhos afectados pela situação de seca pode ser consultada através deste link.

Continue a ler este artigo no Público.

Comente este artigo
Anterior Placarvoes
Próximo Maneio holístico: É preciso planificação económica e ambiental da terra e da pastagem

Artigos relacionados

Dossiers

Todo perfecto: Sánchez defiende los fondos de la PAC y las reivindicaciones de los agricultores por unos precios justos

El presidente del Gobierno, Pedro Sánchez, ha defendido este miércoles 30 los fondos de la Política Agraria Común (PAC) alcanzados en el último Consejo Europeo, […]

Últimas

Novo método funciona como vacina para controle de viroses em tomateiro

Pesquisadores da Embrapa Hortaliças (DF) estão avaliando novos métodos para controle de viroses em tomateiro a partir […]

Últimas

Greve de veterinários e inspetores sanitários “abateu” atividade dos matadouros

A greve dos veterinários e inspetores sanitários da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) registou uma adesão de 50%, provocando constrangimentos nos matadouros. […]