Governo alerta para envio de sementes asiáticas não solicitadas

Governo alerta para envio de sementes asiáticas não solicitadas

O Ministério da Agricultura alertou para o envio postal de pacotes de sementes de países asiáticos, que não foram solicitados, pedindo que estas não sejam semeadas ou deitadas no lixo, mas reencaminhadas para as direções de agricultura.

“O Ministério da Agricultura alerta para o envio, por via postal, de pequenos pacotes de sementes, não solicitados, provenientes de países asiáticos. Esta situação está também a ser reportada em vários países da União Europeia e por países terceiros”, sublinhou o executivo, numa nota hoje divulgada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Para além das sementes de várias espécies, as embalagens podem conter solo, larvas mortas ou estruturas de fungos.

Segundo o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes, as embalagens, cujo conteúdo não aparece especificado, também não são acompanhadas por um certificado fitossanitário que ateste as exigências do país, acarretando assim “sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras”.

Neste sentido, as sementes não devem ser semeadas ou colocadas no lixo, mas entregues num serviço regional da DGAV ou numa Direção Regional de Agricultura e Pescas.

“Caso não seja possível a entrega em mãos, agradece-se que estas sementes sejam enviadas, com a embalagem original, incluindo a etiqueta de expedição, para a DGAV (Campo Grande 50 – 1700-093 Lisboa), devendo ser indicado um contacto tendo em conta a eventual necessidade de recolha de esclarecimentos adicionais”, ressalvou o Governo.

Comente este artigo
Anterior Disponível newsletter InfoAnimar de setemebro de 2020
Próximo Ministra da Agricultura participa no Conselho informal de Ministros de Agricultura da União Europeia

Artigos relacionados

Notícias apoios

Portugal 2020 já resultou em quase 13 mil milhões de euros para Portugal

“Até ao final de setembro de 2020 foram transferidos 12.764 milhões de euros para Portugal pela Comissão Europeia (CE), como resultado da execução das operações financiadas pelos fundos europeus afetos ao Portugal 2020”, […]

Nacional

Agricultores pedem compensações pelos estragos causados por javalis e outros animais selvagens

Provenientes de alguns Concelhos da Região Centro, delegações lesados por javalis, veados e corças vão concentrar-se amanhã (quarta-feira), a partir das 10h30, […]

Internacional

Protection of transported animals: Parliament establishes inquiry committee

MEPs decided to set up an inquiry committee to look into alleged breaches in the application of EU animal welfare rules during transport within and […]