GNR vai fiscalizar explorações agrícolas para prevenir tráfico humano

GNR vai fiscalizar explorações agrícolas para prevenir tráfico humano

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o país até ao final do ano para prevenir a criminalidade, em particular os furtos, e situações de tráfico de seres humanos.

Hoje, em comunicado, a GNR adianta que durante a operação “Campo Seguro”, que começou na segunda-feira e termina a 31 de dezembro, irá promover ações de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, em especial os agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção de furtos como o da cortiça, outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.

Na operação e tendo em conta o número de acidentes que envolvem veículos agrícolas (em 2019 foram cerca de 700), a GNR vai também realizar ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, aconselhando para o cumprimento das regras de segurança.

A GNR recomenda atenção especial à manutenção do veículo, às estruturas de proteção, à utilização de acessórios de iluminação e sinalização e à frequência de ações de formação teóricas e práticas

A guarda aconselha ainda o respeito pelos limites do trator no que diz respeito à sobrecarga e ao transporte de passageiros “à pendura”, que é proibido, a não condução sob o efeito do álcool e a ter cuidados com a fadiga e o excesso de velocidade.

Na operação “Campo Seguro” vão participar nas ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, militares dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal.

Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil espanhola.

DD // SB

Continue a ler este artigo na Visão.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Suínos – Informação Semanal – 25 a 31 Maio 2020
Próximo Projeto MEDCLIV lança questionário sobre Ecossistema Mediterrânico da Vinha e do Vinho: Participe!

Artigos relacionados

Últimas

IVV: Novas Autorizações de Plantação

A publicação do Despacho n.º 2300-D/2021, de 1 de março, definiu as regras para a distribuição de 1 924 ha de novas autorizações […]

Comunicados

ADACB: Temporal destrói a produção agrícola

Uma tempestade, como não há memória nesta época do ano, fustigou a nossa região neste último dia de Maio. Vento, chuva e granizo intensos […]

Nacional

Política de promoção dos produtos agrícolas da UE em consulta pública

Encontra-se em consulta pública até ao próximo dia 11 de setembro de 2020 a política de promoção da União Europeia para produtos agrícolas e […]