Gestor da CCDR Lisboa sai em rutura com o Governo

Gestor da CCDR Lisboa sai em rutura com o Governo

Nelson de Souza, ministro do Planeamento, decidiu que não vai reconduzir João Teixeira no cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo. Segundo o semanário Expresso (acesso pago), João Teixeira sai em rutura com o Governo.

“O Ministério entende que há novos desafios que se vão colocar nos próximos cinco anos e que requerem um novo perfil à frente da CCDR Lisboa”, disse ao jornal fonte oficial do Ministério do Planeamento.

Contactado pelo Expresso, João Teixeira confirma estar em rota de colisão com o Executivo: “Sinto-me confortável em sair, porque deixo de estar sujeito ao dever de lealdade. Agora poderei exprimir publicamente as minhas opiniões, várias vezes contrárias ao que se perspetiva e se está a delinear agora”, refere.

Com o mandato a terminar já na próxima terça-feira, Teixeira tinha sido nomeado pelo anterior Governo de Pedro Passos Coelho. Tem sido o responsável por gerir os fundos comunitários no valor de 800 milhões de euros, ao abrigo do programa Lisboa 2020.

Segundo o jornal, dos presidentes das CCDR que participaram no lançamento do Portugal 2020 nas cinco regiões de Portugal continental, já só resta Ana Abrunhosa, na liderança do Centro 2020.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Anterior Viticultores devem apostar em “castas mais resistentes para se adaptarem às alterações climáticas”
Próximo PDR2020: Investimentos em Produtos Florestais

Artigos relacionados

Nacional

“Há um enorme potencial para a biomassa em Portugal”

[Fonte: O Jornal Económico]

Lisboa vai receber 1.500 delegados de 70 países este mês para debaterem a importância da biomassa no combate às alterações climáticas no mundo. […]

Últimas

Moçambique. Banco Africano de Desenvolvimento apoia projetos de agricultura

O Governo moçambicano canalizou, na última década, o equivalente a cerca de 105 milhões de euros do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para projetos de agricultura e desenvolvimento rural, […]

Últimas

Visita técnica dedicada à produção e transformação de pequenos frutos – 20 de setembro – Vagos

Realiza-se a 20 de Setembro uma visita de campo gratuita a plantações e a empresas de transformação de pequenos frutos. Designada “Da produção à transformação”, […]