Gestão eficiente de água na gama de frutas e legumes é aposta do ALDI

Gestão eficiente de água na gama de frutas e legumes é aposta do ALDI

O ALDI está a apostar em métodos de produção mais eficientes em termos de água.  Os grupos ALDI Nord, ALDI South Alemanha e HOFER Áustria, em conjunto, querem implementar uma série de normas para assegurar que os produtos certificados sejam cultivados utilizando esse tipo de métodos.

Em comunicado, os grupos revelam que o objetivo pretende ser alcançado até julho de 2022, conseguindo que mais de 70% do volume de negócios para frutas e legumes seja proveniente de uma produção com gestão eficiente de água.

“Até 2022, os produtores dos nossos 15 produtos mais vendidos provenientes de regiões de risco hídrico devem implementar ações eficientes no domínio da água, como, por exemplo, a utilização da irrigação gota-a-gota” refere o Director of Corporate Responsibility and Quality Assurance, do ALDI Nord SE & Co. oHG, Erik Hollmann.

Os 15 principais produtos de frutas e legumes incluem abacates do Peru (regiões de La Libertad, Ica ou Piura), tomate da Andaluzia (Espanha), batatas, bananas, uvas, morangos, maçãs e alfaces, todos cultivados em regiões críticas em termos de água. Estas regiões foram previamente identificadas pelo ALDI através da ferramenta WWF Water Risk Filter.

Para contribuir para a utilização eficiente da água nessas regiões, o ALDI, juntamente com os seus produtores, vai implementar uma série de normas que incluem orientações sobre boas práticas de gestão da água. Além disso, pretende assegurar que os produtores têm apoio para executar as medidas necessárias.

Recorde-se: desde 2019, que o ALDI é membro da Alliance for Water Stewardship (AWS), a maior rede mundial para a utilização sustentável da água.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Há lagos, canais e barragens que são “armadilhas ecológicas”
Próximo Asfertglobal anuncia renovação da imagem corporativa

Artigos relacionados

Eventos

41ª Reunião de Outono da SPPF, “Sistemas silvo-pastoris na charneca do Tejo e Sado” – 26 de novembro – Alcácer do Sal

A 41ª Reunião de Outono da SPPF com o tema “Sistemas silvo-pastoris na charneca do Tejo e Sado” vai realizar-se no próximo dia 26 novembro de 2019, […]

Dossiers

Ministra da Agricultura elogia “a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses”

A ministra Maria do Céu Antunes assinala o crescimento das exportações do sector agroalimentar em ano de pandemia, prometendo continuar a monitorizar a necessidade de apoios às atividades […]

Últimas

Mais de meia centena de buscas em todo o país no caso das golas antifumo

Mais de meia centena de buscas estão hoje em curso na investigação do Ministério Público (MP) ao caso das golas antifumo, […]