Gente realmente importante

Gente realmente importante

por João-Afonso Machado, em 07.12.19

Viveu uma vida inteira de lavoura. E dela tirou o bastante para comer e construir a sua casinha, que é o seu orgulho. Com toda a razão, na simplicidade das suas paredes e no bom gosto dos caixilhos verdes e brancos das janelas; ou nos bem tratados buxos do jardim, nas suas cameleiras também.

A senhora tem aparecido na televisão. Chama-se Maria da Glória Gonçalves e vive em Ribeira de Baixo, ali ao lado de Ribeira de Pena. Uma povoação condenada a submergir após a conclusão da nova barragem sobre o Tâmega, a barragem de Daivões.

O Estado pretendeu indemnizá-a com 76 mil euros. Ela diz que com isso compra um terreno, mas não sobra para o resto. Para nele edificar uma casa, entenda-se. E que não pretende dormir em cima do dito terreno…

A alternativa foram uns contentores colocados em Ribeira de Pena. Mas o próprio Presidente da Câmara opôs-se a essa desumanidade. E estamos nisto…

Maria da Glória Gonçalves é perseverante: dali não sai, assegura. A água ainda demorará uns anos a atingir aquela quota. É assim mesmo – contra o Estado, marchar, marchar!

O artigo foi publicado originalmente em Corta-fitas.

Comente este artigo
Anterior ICNF volta a promover Mercado de Natal das Áreas Protegidas
Próximo Os amigos do ambiente gostam de passear no campo ou nas redes sociais? - José Maria Vieira Martins

Artigos relacionados

Últimas

Ensino superior afina oferta

Um leque alargado de escolhas é o que prometem faculdades, institutos superiores e politécnicos. Entre as novidades para 2019/2020 figuram novos ciclos de estudo em áreas emergentes, […]

Últimas

Codorniz-comum é a Ave do Ano, mas espécie está em risco de desaparecer

Segundo comunicado divulgado pela SPEA, “embora em Portugal ainda seja uma ave comum, a codorniz poderá brevemente deixar de o ser, […]

Notícias meteorologia

Previsão semanal 24-30 Novembro

Previsão semanal 24-30 de Novembro.
A previsão semanal para 24-30Nov aponta  para mais  chuva, vento e agitação marítima em especial no norte e centro.
  […]