Gente realmente importante

Gente realmente importante

por João-Afonso Machado, em 07.12.19

Viveu uma vida inteira de lavoura. E dela tirou o bastante para comer e construir a sua casinha, que é o seu orgulho. Com toda a razão, na simplicidade das suas paredes e no bom gosto dos caixilhos verdes e brancos das janelas; ou nos bem tratados buxos do jardim, nas suas cameleiras também.

A senhora tem aparecido na televisão. Chama-se Maria da Glória Gonçalves e vive em Ribeira de Baixo, ali ao lado de Ribeira de Pena. Uma povoação condenada a submergir após a conclusão da nova barragem sobre o Tâmega, a barragem de Daivões.

O Estado pretendeu indemnizá-a com 76 mil euros. Ela diz que com isso compra um terreno, mas não sobra para o resto. Para nele edificar uma casa, entenda-se. E que não pretende dormir em cima do dito terreno…

A alternativa foram uns contentores colocados em Ribeira de Pena. Mas o próprio Presidente da Câmara opôs-se a essa desumanidade. E estamos nisto…

Maria da Glória Gonçalves é perseverante: dali não sai, assegura. A água ainda demorará uns anos a atingir aquela quota. É assim mesmo – contra o Estado, marchar, marchar!

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Corta-fitas.

Anterior ICNF volta a promover Mercado de Natal das Áreas Protegidas
Próximo Os amigos do ambiente gostam de passear no campo ou nas redes sociais? - José Maria Vieira Martins

Artigos relacionados

Nacional

Margarida Pocinho refere importância de fundos da UE para investimento em proteção contra incêndios

[Fonte: O Jornal Económico]

A candidata do CDS-PP Madeira às eleições europeias, Margarida Pocinho, visitou, na passada quinta-feira, […]

Nacional

Estudo e Avaliação dos Resultados das Amostras do PNCA focado na Segurança Alimentar

Entre 2015 e 2018 foram realizadas colheitas no grupo de Condimentos, Temperos e Especiarias para a realização de um Estudo e Avaliação destas Amostras. […]

Notícias Segurança e Qualidade

Agricultura reforça segurança alimentar para produzir mas escoa menos

Com a produção de legumes e frutas para manter e colher, os produtores desdobram-se a aplicar normas de segurança alimentar contra o novo […]