Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, através da Direcção Regional da Agricultura anunciou hoje, 28 de Outubro, um apoio extraordinário para a aquisição de concentrado fibroso, palha e feno na forma prensada para alimentar o efectivo pecuário das ilhas das Flores e do Corvo, que no início de Outubro foram afectadas pela passagem do furacão Lorenzo.

Este apoio extraordinário do Governo dos Açores “justifica-se pelo facto da passagem do furacão Lorenzo terem prejudicado a produção agrícola e diminuído substancialmente a quantidade de pastagem disponível, destinada às necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários nas Flores e no Corvo”,explica a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas em comunicado.

0,75€ por kg

A portaria hoje publicada em Jornal Oficial determina a concessão de um apoio de 7,5 cêntimos por quilograma, até ao montante máximo de 100 toneladas de concentrado fibroso e 100 toneladas de palha e feno na forma prensada.

Podem beneficiar deste apoio as organizações de produtores que importam este tipo de alimentos e que procedam à sua disponibilização aos produtores agropecuários destas duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago.

A portaria define, ainda, que o agricultor aquando da aquisição dos alimentos deverá apresentar um comprovativo do seu efectivo pecuário, de modo a que as organizações de produtores forneçam apenas a quantidade necessária para a alimentação desse efectivo durante o período de um mês.

Fiscalização

Tanto as organizações de produtores como os agricultores ficam sujeitos a procedimentos de controlo e fiscalização

O Governo Regional, que monitorizou e registou os impactos do furacão nas explorações agrícolas, pretende com este apoio colmatar as necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários.

Agricultura e Mar Actual

O post Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Novembro corrido a chuva e vento.
Próximo Programa do XXII Governo Constitucional - Agricultura e Florestas

Artigos relacionados

Suplementos

Agricultura e Coesão – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Ainda que torturados, os números não mentem. E as estatísticas dizem que, apesar de 22 anos de integração na UE, vivemos um crescente despovoamento, envelhecimento e empobrecimento do interior, que os milhares de milhões de euros dos sucessivos quadros comunitários (ainda) não fizeram inverter. E as regiões ditas de baixa densidade – há quem lhes chame territórios de elevado potencial, embora nas últimas décadas […]

Nacional

Associação dos Agricultores e Pastores do Norte alerta para “dificuldades no escoamento da produção”

A Associação dos Agricultores e Pastores do Norte (APT) revelou que os produtores têm sentido problemas devido “à falta de escoamento da […]

Sugeridas

Vacas lideram aumento das emissões de metano em Portugal

[Fonte: TSF] A agricultura destronou os resíduos e passou a ser a principal fonte de metano, um dos gases com mais efeitos de estufa. […]