Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, através da Direcção Regional da Agricultura anunciou hoje, 28 de Outubro, um apoio extraordinário para a aquisição de concentrado fibroso, palha e feno na forma prensada para alimentar o efectivo pecuário das ilhas das Flores e do Corvo, que no início de Outubro foram afectadas pela passagem do furacão Lorenzo.

Este apoio extraordinário do Governo dos Açores “justifica-se pelo facto da passagem do furacão Lorenzo terem prejudicado a produção agrícola e diminuído substancialmente a quantidade de pastagem disponível, destinada às necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários nas Flores e no Corvo”,explica a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas em comunicado.

0,75€ por kg

A portaria hoje publicada em Jornal Oficial determina a concessão de um apoio de 7,5 cêntimos por quilograma, até ao montante máximo de 100 toneladas de concentrado fibroso e 100 toneladas de palha e feno na forma prensada.

Podem beneficiar deste apoio as organizações de produtores que importam este tipo de alimentos e que procedam à sua disponibilização aos produtores agropecuários destas duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago.

A portaria define, ainda, que o agricultor aquando da aquisição dos alimentos deverá apresentar um comprovativo do seu efectivo pecuário, de modo a que as organizações de produtores forneçam apenas a quantidade necessária para a alimentação desse efectivo durante o período de um mês.

Fiscalização

Tanto as organizações de produtores como os agricultores ficam sujeitos a procedimentos de controlo e fiscalização

O Governo Regional, que monitorizou e registou os impactos do furacão nas explorações agrícolas, pretende com este apoio colmatar as necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários.

Agricultura e Mar Actual

O post Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Syngenta investe 2 mil milhões de dólares e estabelece novos objetivos para enfrentar as alterações climáticas através da Inovação
Próximo Programa do XXII Governo Constitucional - Agricultura e Florestas

Artigos relacionados

Dossiers

A praga chave no olival!

De Norte a Sul do país a mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae) conduz a vários prejuízos nos novos e já existentes olivais. […]

Últimas

AlgaEnergy recebe prémio pela inovação tecnológica que fomenta

A Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas (CEPYME) quis destacar o valor gerado pela AlgaEnergy no mercado através da sua inovação tecnológica. […]

Últimas

Quem vai escolher as prioridades da União Europeia?

Esta tarde, os chefes de Estado e de Governo europeus vão reunir-se em Bruxelas para procurarem chegar a um acordo sobre o Orçamento Plurianual da União Europeia para 2021/2027. […]