Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, através da Direcção Regional da Agricultura anunciou hoje, 28 de Outubro, um apoio extraordinário para a aquisição de concentrado fibroso, palha e feno na forma prensada para alimentar o efectivo pecuário das ilhas das Flores e do Corvo, que no início de Outubro foram afectadas pela passagem do furacão Lorenzo.

Este apoio extraordinário do Governo dos Açores “justifica-se pelo facto da passagem do furacão Lorenzo terem prejudicado a produção agrícola e diminuído substancialmente a quantidade de pastagem disponível, destinada às necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários nas Flores e no Corvo”,explica a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas em comunicado.

0,75€ por kg

A portaria hoje publicada em Jornal Oficial determina a concessão de um apoio de 7,5 cêntimos por quilograma, até ao montante máximo de 100 toneladas de concentrado fibroso e 100 toneladas de palha e feno na forma prensada.

Podem beneficiar deste apoio as organizações de produtores que importam este tipo de alimentos e que procedam à sua disponibilização aos produtores agropecuários destas duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago.

A portaria define, ainda, que o agricultor aquando da aquisição dos alimentos deverá apresentar um comprovativo do seu efectivo pecuário, de modo a que as organizações de produtores forneçam apenas a quantidade necessária para a alimentação desse efectivo durante o período de um mês.

Fiscalização

Tanto as organizações de produtores como os agricultores ficam sujeitos a procedimentos de controlo e fiscalização

O Governo Regional, que monitorizou e registou os impactos do furacão nas explorações agrícolas, pretende com este apoio colmatar as necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários.

Agricultura e Mar Actual

O post Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Syngenta investe 2 mil milhões de dólares e estabelece novos objetivos para enfrentar as alterações climáticas através da Inovação
Próximo Programa do XXII Governo Constitucional - Agricultura e Florestas

Artigos relacionados

Nacional

Portugal Fresh: inscrições para a Fruit Logistica decorrem até 16 de Dezembro

A Portugal Fresh encontra-se a preparar a 10ª participação na maior feira de frescos da Europa – […]

Últimas

Projeto europeu pretende melhorar a resiliência das florestas a incêndios – 21 de outubro – Lousã

Na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, entre as 14h00 e as 17h30, o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), […]

Últimas

Pedrógão Grande: Especialista diz que incêndio trouxe poucas alterações à floresta, mas preparou melhor as pessoas

O incêndio de Pedrógão Grande, que ocorreu há três anos e foi o mais mortífero em Portugal, trouxe “muito poucas” alterações na floresta, mas […]