Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, através da Direcção Regional da Agricultura anunciou hoje, 28 de Outubro, um apoio extraordinário para a aquisição de concentrado fibroso, palha e feno na forma prensada para alimentar o efectivo pecuário das ilhas das Flores e do Corvo, que no início de Outubro foram afectadas pela passagem do furacão Lorenzo.

Este apoio extraordinário do Governo dos Açores “justifica-se pelo facto da passagem do furacão Lorenzo terem prejudicado a produção agrícola e diminuído substancialmente a quantidade de pastagem disponível, destinada às necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários nas Flores e no Corvo”,explica a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas em comunicado.

0,75€ por kg

A portaria hoje publicada em Jornal Oficial determina a concessão de um apoio de 7,5 cêntimos por quilograma, até ao montante máximo de 100 toneladas de concentrado fibroso e 100 toneladas de palha e feno na forma prensada.

Podem beneficiar deste apoio as organizações de produtores que importam este tipo de alimentos e que procedam à sua disponibilização aos produtores agropecuários destas duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago.

A portaria define, ainda, que o agricultor aquando da aquisição dos alimentos deverá apresentar um comprovativo do seu efectivo pecuário, de modo a que as organizações de produtores forneçam apenas a quantidade necessária para a alimentação desse efectivo durante o período de um mês.

Fiscalização

Tanto as organizações de produtores como os agricultores ficam sujeitos a procedimentos de controlo e fiscalização

O Governo Regional, que monitorizou e registou os impactos do furacão nas explorações agrícolas, pretende com este apoio colmatar as necessidades normais de alimentação dos efectivos pecuários.

Agricultura e Mar Actual

O post Furacão Lorenzo: Açores dá apoio extraordinário à alimentação animal nas ilhas das Flores e do Corvo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Syngenta investe 2 mil milhões de dólares e estabelece novos objetivos para enfrentar as alterações climáticas através da Inovação
Próximo Galicia prepara con la Universidad de Santiago su Plan Estratégico de la PAC para defender sus intereses

Artigos relacionados

Últimas

Douro Vineyards, o resto é paisagem

Nasceu na margem esquerda do Douro e com uma vista imbatível sobre o serpentear do sereno rio Tedo o Vila Galé […]

Últimas

BiodivSummit promove debate sobre biodiversidade no sítio certo


Já está a decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta o primeiro de dois dias do BiodicSummit, uma conferência que pretende assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, […]

Nacional

Há mudanças nas profissões que garantem IRS especial a quem se muda para Portugal

Os trabalhadores qualificados na agricultura passam a ser elegíveis para o regime fiscal

O ministro das Finanças, Mário Centeno, alterou a lista das profissões liberais que garantem um IRS especial aos cidadãos que mudam a residência para Portugal para aqui passarem a trabalhar numa actividade de “elevado valor acrescentado” […]