O município do Fundão promove, no fim de semana de 19 a 21, a 15.ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, com o objetivo de “prestigiar o queijo” daquele concelho do distrito de Castelo Branco “e os seus produtores”.
Integrada no programa, realizam-se as segundas Jornadas do Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), no dia 21, na mesma vila.
“Estas jornadas irão permitir a discussão das características diferenciadoras dos queijos DOP, realçar a importância dos recursos endógenos e conhecer as técnicas, entre outros assuntos”, informou hoje a Câmara do Fundão, em comunicado.
Entre os assuntos em discussão nas II Jornadas do Queijo com DOP estão a forma de diferenciar os queijos, a importância dos recursos endógenos, a abordagem à prevenção precoce do acastanhamento da superfície do queijo ou a incorporação de leguminosas forrageiras como adubo verde.
Nos três dias da Feira do Queijo da Soalheira há vários postos gastronómicos para expor produtos de fabrico tradicional, como os queijos, enchidos, vinhos e pão.
“A Feira do Queijo da Soalheira irá proporcionar a experiência de degustar menus gastronómicos elaborados pelos produtores de queijo participantes na feira”, realçou o município do Fundão.
A abertura do certame está agendada para as 19:00 de dia 19, que conta, às 22:00, com um concerto de Buba Espinho.
No dia 20, há animação de rua, batismo a cavalo, ateliês, demonstrações de como fazer o queijo, cozinha ao vivo e um espetáculo com os Musicalbi.
O último dia do evento tem início com a caminhada Rota da Pastorícia, há animação de rua, demonstrações gastronómicas e um encontro etnográfico.
A iniciativa é organizada pela Câmara do Fundão, Junta de Freguesia da Soalheira e da Associação de Queijeiros da Soalheira.