FPAS – Uma missão que não cabe em 40 anos – João Mateus

FPAS – Uma missão que não cabe em 40 anos – João Mateus

Ao longo destes 40 anos, a FPAS tem estado ao lado dos produtores, colaborando na elaboração de respostas e soluções.

É com imensa satisfação que, enquanto presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), deixo um testemunho de reconhecimento da missão desempenhada pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), por ocasião da celebração dos seus 40 anos.

Vivemos um tempo que, marcado por uma pandemia e por entraves sem precedentes, evidenciou a urgência da garantia de uma transição digital e climática. Um tempo que torna ainda mais claro o papel da FPAS, nomeadamente no apoio aos suinicultores, na manutenção de uma estrutura de partilha e colaboração e na valorização da fileira.

A suinicultura, desempenhando um papel fulcral na economia nacional e no desenvolvimento coeso do território, encara, atualmente, vários desafios, designadamente de cariz ambiental.

Indo ao encontro das exigências dos consumidores, o setor tem procurado adaptar-se, inovando e ambicionando um crescimento sustentável nas dimensões ambiental, económica e social.

A FPAS, ao longo destes 40 anos e convicta do poder da cooperação, tem estado ao lado dos produtores neste caminho, dando voz aos seus anseios, agilizando a partilha de conhecimento e procurando, de forma incansável, colaborar na elaboração de respostas e soluções.

Por isso, resta-me concluir corroborando uma certeza: o futuro vai honrar este passado. E a FPAS vai continuar a ser um interveniente fundamental, trabalhando em prol do sucesso do setor agropecuário nacional.

O artigo foi publicado originalmente em FPAS.

Comente este artigo
Anterior Nota de esclarecimento: Proibição temporária da caça à rola-brava
Próximo LIMPA e ADUBA: Sessão para Prestadores de Serviços Florestais - 3 de Setembro - Cadaval

Artigos relacionados

Últimas

Açores: Plano Estratégico para a Horticultura dos Açores já tem linhas orientadoras, anuncia António Ventura

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Plano Estratégico para a Horticultura dos Açores […]

Últimas

​Governo prevê compensações para donos de (alguns) terrenos com risco de incêndio

O Programa Transformação da Paisagem é a novidade apresentada nesta quarta-feira, depois da apresentação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais no Parlamento. […]

Últimas

Azeites CAMB reconhecidos com novos prémios nacionais e internacionais


2019 tem sido um ano de especial importância para a CAMB que, só no último mês, já recebeu diversos prémios em locais tão variados quanto Portugal, […]