Fórum SMART FARM – 6 de Julho 2018 – Companhia das Lezírias

Fórum SMART FARM – 6 de Julho 2018 – Companhia das Lezírias

Sustentabilidade e Futuro da Agricultura em debate

A SMART FARM, a quinta inteligente da ANIPLA, vai receber, no próximo dia 6 de Julho, a primeira edição do FÓRUM SMART FARM. O encontro vai reunir conhecidos elementos do setor agrícola e da sociedade civil, convidados para o debate, com transmissão em direto a partir do Facebook da associação, assim como em várias páginas online.

O Fórum, que pretende abrir o debate entre o sector e os consumidores portugueses, vai apresentar factos e dados sobre a realidade da atividade agrícola moderna, contando com a moderação de Ana Bravo, a voz do Fito-Minuto, um programa quinzenal da TSF sobre a agricultura, e a partilha da opinião de Domingos Santos (agricultor), Jaime Ferreira (Agrobio), José Diogo Albuquerque (Agroportal), João Mendes (agricultor) e ainda Luís Antunes (ANIPLA).

Numa manhã dedicada à sustentabilidade da produção de alimentos, vão estar em cima da “mesa” os desafios e as histórias de sucesso do dia-a-dia de quem trabalha a agricultura num tempo de grandes desafios ao sector. Apresentando a sua visão e participando no debate, os oradores e audiência são convidados a refletir e ponderar sobre a resposta que a sociedade tem dado à necessidade mundial de alimentos e outros bens agrícolas, sem descurar o futuro da atividade. Uma responsabilidade que é de todas as pessoas, de dentro e fora do sector, onde todos os dias somos confrontados com decisões, que vão das opções que tomamos como produtores, às escolhas que fazemos enquanto consumidores.

Para António Lopes Dias, diretor executivo da ANIPLA, “Todos os dias os produtores agrícolas enfrentam adversidades como são, entre outras, as pragas, doenças, infestantes e as alterações climáticas, num esforço e empenho diários para que os alimentos mantenham um preço acessível e cumpram os elevados padrões de segurança da UE. A somar a esta exigência, as organizações cívicas internacionais apelam à necessidade de se aumentar a quantidade de alimentos produzidos, para se poder enfrentar o acelerado crescimento da população mundial. Estes são desafios exigentes, dos quais os consumidores têm que estar cientes, para que se possam unir aos agricultores e combater mitos e desinformação.

Após o debate, segue-se uma visita à Smart Farm, a quinta inteligente da ANIPLA, onde os participantes são convidados a conhecer as mais recentes ferramentas da proteção agrícola em ação.

O debate é transmitido em direto no Facebook da Anipla, convidando os consumidores a conhecer a realidade agrícola e a participarem ativamente nos assuntos ligados à agricultura e produção de alimentos.

→Consulte aqui o programa do evento←

→Leia aqui o Estudo à População Portuguesa realizado com o CEA da Universidade Católica←

 

Comente este artigo
Anterior Incêndios Florestais - Um certo “rescaldo” a fazer…
Próximo Já há massa 100% nacional com cereais de Beringel, Brinches, Beja, Ferreira e Elvas

Artigos relacionados

Nacional

Tertúlias do Montado na Herdade da Mitra -15 de Novembro – Évora

O ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, organiza periodicamente as “Tertúlias do Montado”, uma iniciativa que pretende por em debate o Montado e a sua gestão, do ponto de vista de quem lá vive, de quem a gere e de quem investiga. […]

Sugeridas

GNR multa Instituto de Conservação da Natureza por não limpar Mata de Leiria

[Fonte: Rádio Renascença]
Pela primeira vez, a GNR multou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) por falta de limpeza, no caso por não ter limpado a Mata Nacional de Leiria dentro do prazo definido para a limpeza de terrenos no âmbito dos esforços de prevenção de incêndios. […]

Últimas

Atrasos na execução dos fundos aumentam risco sobre orçamento europeu, alerta Tribunal de Contas Europeu

[Fonte: ECO]
As autorizações orçamentais por liquidar, na União Europeia (UE), atingiram um novo recorde de 267,3 mil milhões de euros, em 2017. O Tribunal de Contas Europeu (TCE) alerta para o efeito que estas podem ter em execuções orçamentais futuras, […]