Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    helicóptero de incêndios céu azul

    Incêndios: Carneiro considera dispositivo de combate “bom e qualificado”

    Mulher morre em despiste de trator no Fundão

    assembleia da republica logo

    Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 8 de julho

    cavalo castanho

    Economia equestre gerou cerca de 6,6ME em Alter do Chão em 2023

    Spanish Almond Board-Almendrave e CNCFS

    A amêndoa europeia: o produto sustentável que ajuda a combater a erosão do solo e é pouco exigente em água

    Copa Cogeca

    Urgent need to include EU deforestation regulation in the Commission simplification proposals

    Retalho atinge metas definidas para a promoção de uma alimentação saudável

    drone com cãmara a voar

    Incêndios: Proteção de Dados com dúvidas sobre 25 câmaras da GNR em drones para detetar fogos

    Cabo Verde prevê menos chuva para este ano do que em 2024

  • Opinião

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    cavalo castanho

    Economia equestre gerou cerca de 6,6ME em Alter do Chão em 2023

    08/07/2025
    Copa Cogeca

    Urgent need to include EU deforestation regulation in the Commission simplification proposals

    08/07/2025

    Boletins com as Recomendações de Rega do Milho – Campanha 2025 – 7 a 13 de julho de 2025

    08/07/2025

    Exportação de legumes e hortícolas por Moçambique cresce 11% em 2024 para 142 ME

    08/07/2025

    Quem pode candidatar-se aos apoios para limpar terrenos florestais?

    07/07/2025

    Governo lança crédito de 100 ME destinado a pagar projetos PDR que transitam para PEPAC

    07/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    helicóptero de incêndios céu azul

    Incêndios: Carneiro considera dispositivo de combate “bom e qualificado”

    Mulher morre em despiste de trator no Fundão

    assembleia da republica logo

    Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 8 de julho

    cavalo castanho

    Economia equestre gerou cerca de 6,6ME em Alter do Chão em 2023

    Spanish Almond Board-Almendrave e CNCFS

    A amêndoa europeia: o produto sustentável que ajuda a combater a erosão do solo e é pouco exigente em água

    Copa Cogeca

    Urgent need to include EU deforestation regulation in the Commission simplification proposals

    Retalho atinge metas definidas para a promoção de uma alimentação saudável

    drone com cãmara a voar

    Incêndios: Proteção de Dados com dúvidas sobre 25 câmaras da GNR em drones para detetar fogos

    Cabo Verde prevê menos chuva para este ano do que em 2024

  • Opinião

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    cavalo castanho

    Economia equestre gerou cerca de 6,6ME em Alter do Chão em 2023

    08/07/2025
    Copa Cogeca

    Urgent need to include EU deforestation regulation in the Commission simplification proposals

    08/07/2025

    Boletins com as Recomendações de Rega do Milho – Campanha 2025 – 7 a 13 de julho de 2025

    08/07/2025

    Exportação de legumes e hortícolas por Moçambique cresce 11% em 2024 para 142 ME

    08/07/2025

    Quem pode candidatar-se aos apoios para limpar terrenos florestais?

    07/07/2025

    Governo lança crédito de 100 ME destinado a pagar projetos PDR que transitam para PEPAC

    07/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
centromarca

Folhetos anunciam mais promoções, mas descontos são menores

por Agroportal
07-10-2024 | 10:08
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

No primeiro semestre de 2024, desconto médio dos artigos nos folhetos foi de 28,8%. No primeiro semestre de 2022, era de 32,0%.

Estudo confirma fenómeno de promoflação, com consumidores a gastarem mais, mas a acreditarem que beneficiam de mais promoções.

Aposta dos retalhistas passa por anunciar cada vez mais artigos nos seus folhetos.

São cada vez mais os artigos anunciados como estando em promoção nos folhetos dos retalhistas, mas os descontos são cada vez menores. Esta é uma das conclusões do estudo “Promoflation: Realidade ou Mito?”, realizado pela TouchPoint Consulting e analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

No primeiro semestre de 2024, 63,0% dos artigos em folheto estiveram em promoção, com um desconto médio de 28,8%. No mesmo período em 2023, eram 58,7% os artigos em promoção, mas o desconto médio era de 30,4%. Em 2022, este desconto situava-se nos 32,0%.

Num contexto mediático e social muito marcado pela inflação, os consumidores depararam-se com fenómenos como a reduflação – quando o preço se mantinha, mas a quantidade de produto na embalagem diminuía. Agora, os dados apontam para uma promoflação: um aumento indireto do custo real dos produtos, impulsionado pela redução da frequência ou do valor dos descontos.

Como resultado, pode criar-se no consumidor a ideia de que está a beneficiar de promoções, quando, na realidade, acaba a gastar mais para adquirir os mesmos produtos.

A análise também demonstra uma crescente aposta na estratégia dos folhetos promocionais, com os retalhistas a incluírem cada vez mais produtos nestas peças de comunicação. Se em 2022 eram, em média, 598 os artigos apresentados em cada folheto, esse número aumentou para 657 em 2023 e para 662 no primeiro semestre de 2024.

“O aumento generalizado de preços e o decréscimo do poder de compra têm contribuído para que, no momento de compra, o fator preço seja cada vez mais determinante”, sublinha Pedro Pimentel, Diretor Geral da Centromarca. “A pressão em torno desse fator leva a estratégias de comunicação cada vez mais centradas em descontos e promoções, o que requer atenção redobrada do lado dos consumidores”.

“Este cenário reflete uma adaptação estratégica dos retalhistas à sensibilidade dos consumidores face ao preço, aproveitando o poder das promoções, enquanto simultaneamente minimizam os seus impactos nos descontos reais” afirma Armando Mateus, da TouchPoint Consulting. “A promoflação pode, assim, gerar uma ilusão de poupança, o que exige uma maior literacia financeira por parte dos consumidores para que possam tomar decisões de compra mais informadas e evitar gastos excessivos, mesmo quando acreditam estar a beneficiar das promoções”.

A análise da Centromarca e da TouchPoint Consulting demonstra como as estratégias promocionais espelham as diferentes fases do ciclo económico. Em 2022, ano caracterizado por uma inflação elevada, as promoções tornaram-se mais frequentes e agressivas, visando estimular o consumo num cenário onde os consumidores se mostravam mais cautelosos. Em contraste, 2023 levou a uma redução na frequência das promoções, que se tornaram mais estratégicas e focadas em produtos específicos, acompanhando a estabilização dos preços e a menor procura.

O primeiro semestre de 2024, contudo, sugere um regresso ao padrão de 2022, com um novo aumento do número de artigos em promoção. Tal como aconteceu em 2023, 2025 pode trazer promoções menos frequentes, mas mais estrategicamente focadas em gerar valor. Independentemente do cenário, a análise aponta para a necessidade de maior eficiência promocional, para garantir que estas estratégias continuam a ser ferramentas válidas para estimular o consumo, agregando valor para marcas e consumidores.

Ficha técnica

O estudo “”Promoflation: Realidade ou Mito?”, realizado pela TouchPoint Consulting, analisou 1.685 folhetos promocionais de 13 grandes cadeias de retalho em Portugal entre Janeiro de 2022 e Junho de 2024, totalizando mais de 1 milhão de artigos avaliados. Para avaliar o impacto das promoções no comportamento do consumidor, identificar tendências promocionais no mercado de retalho alimentar e não alimentar e definir a relevância do conceito de “Promoflation” no contexto atual, a análise focou-se na presença, tipos e descontos médios das promoções, categorizando os artigos por tipo de promoção, marca (própria vs fabricante) e categoria de produto.

Fonte: Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Município da Lousã apontado como caso de sucesso de empreendedorismo rural

Próxima Publicação

Cidade do Vinho 2025 já foi apresentada

Artigos Relacionados

helicóptero de incêndios céu azul
Nacional

Incêndios: Carneiro considera dispositivo de combate “bom e qualificado”

08/07/2025
Nacional

Mulher morre em despiste de trator no Fundão

08/07/2025
assembleia da republica logo
Últimas

Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 8 de julho

08/07/2025
Próxima Publicação

Cidade do Vinho 2025 já foi apresentada

Opinião

Últimas

O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

por Vasco Silva
06/07/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Cegos e anestesiados!

por José Martino
03/07/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

assembleia da republica logo

Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 8 de julho

08/07/2025
Spanish Almond Board-Almendrave e CNCFS

A amêndoa europeia: o produto sustentável que ajuda a combater a erosão do solo e é pouco exigente em água

08/07/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Julho 2025
STQQSSD
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31    
« Jun   Ago »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.