Fogo em Aljezur com três frentes ativas e a progredir com “grande intensidade”

Fogo em Aljezur com três frentes ativas e a progredir com “grande intensidade”

Fogo já obrigou ao corte do trânsito nas Estradas Nacionais 268, entre Bordeira (Aljezur) e Vila do Bispo, e na 125, na zona de Burgau, no concelho de Vila do Bispo.

O incêndio florestal que deflagrou esta sexta-feira em Aljezur está “com três frentes ativas”, a progredir com “grande intensidade” e já levou à retirada de várias dezenas de pessoas para uma aldeia segura, disse fonte da Proteção Civil.

O fogo já obrigou também ao corte do trânsito nas Estradas Nacionais 268, entre Bordeira (Aljezur) e Vila do Bispo, e na 125, na zona de Burgau, no concelho de Vila do Bispo, ao qual o fogo já alastrou, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

A fonte do CDOS revelou também que “já foram retiradas da zona 30 a 40 pessoas, que foram deslocadas para a aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, e que o “combate ao incêndio está a ser dificultado pelo intenso vento”, que tem estado na origem “de projeções a grande distância” que dificultam o combate no terreno, composto por mato denso.

“Estão neste momento a combater o incêndio 234 operacionais, com 68 veículos e 11 meios aéreos, nove de combate e dois de coordenação, e duas máquinas de rasto”, contabilizou a fonte do CDOS, referindo que os meios aéreos “vão manter-se no teatro de operações até ao pôr do sol”.

A mesma fonte disse ainda que “já foram acionados meios de outros distritos”, sem precisar quais.

Entretanto, pelas 19h30, a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil dava conta de 323 operacionais no terreno, apoiados por 96 veículos e 11 meios aéreos.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior COVID-19: Ministra da Agricultura aprova medidas excecionais de apoio ao setor dos vinhos
Próximo Incêndio em Aljezur continua com duas frentes ativas e com vento a dificultar

Artigos relacionados

Dossiers

Dificultades en la comercialización de vacuno


El mercado del vacuno ha continuado sin apenas cambios en el mercado nacional entre el 21 y el 27 de septiembre. […]

Últimas

Açores: Passagem de “Lorenzo” menos devastadora que o expectável, dizem agricultores

“A expectativa era que fosse muito mais negativa a passagem deste furacão. Obviamente há ilhas que tiveram graves prejuízos: as Flores, […]

Nacional

Lanches das crianças do pré-escolar vão ter fruta e legumes

A distribuição de fruta e legumes nos lanches dos alunos do 1.º ciclo vai ser alargada ao pré-escolar, anunciou a responsável pelo programa da Direção-Geral da Saúde (DGS), […]