FICOR 2018: Palco de apresentação da marca “Montado de Sobro e Cortiça”

FICOR 2018: Palco de apresentação da marca “Montado de Sobro e Cortiça”

De 24 a 27 de Maio, Coruche recebe a X Edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça – que vai servir de palco à apresentação oficial da marca “Montado de Sobro e Cortiça” que tem como principal missão alavancar todo o território de montado de sobro, tornando-o melhor para viver, mais atrativo e competitivo para investir e diferenciador dos restantes produtos turísticos, na perspetiva do visitar.

A marca “Montado de Sobro e Cortiça” consiste num consórcio de 46 entidades, pertencentes essencialmente às regiões do Ribatejo e Alentejo, liderado pelo município de Coruche. A Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, financiada pelo ALENTEJO 2020, pretende valorizar um recurso endógeno único no mundo, em territórios de baixa densidade. Dessa forma, a marca “Montado de Sobro e Cortiça” visa fortalecer as parcerias existentes, com os vários agentes da fileira e do território, com o objetivo de obter economias de escala para um forte reconhecimento e valorização do montado, tanto a nível nacional como internacional.

De acordo com Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche,

“o município de Coruche assume a liderança da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, desde 2009, o que representa para nós uma enorme responsabilidade, na medida em que representamos um vasto território e um alargado número de parceiros, tanto públicos como privados, extravasando em parte as competências de um município”.

E acrescenta,

através do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, e demais parcerias com entidades do Sistema Científico e Tecnológico, é nosso objetivo fomentar e partilhar o conhecimento sobre o Montado de Sobro e a Cortiça, contribuindo para um reforço da competitividade da nossa economia, através da qualificação e/ou internacionalização”.

FICOR 2018: Principais Destaques

A X edição da tradicional Feira Internacional da Cortiça arranca no dia 24 às 18h00, com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Capoulas dos Santos, e a apresentação oficial da marca “Montado de Sobro e Cortiça” e a entrega do prémio “Melhor Cortiça 2017” atribuído pela Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC), depois de um dia de visita pela indústria, montado e Observatório do Sobreiro e Cortiça, onde vai ser inaugurada a exposição “iCork – New Uses in Architecture 2.0” pelas 14h30. O primeiro dia de FICOR culmina com a atuação do humorista Nilton.

O segundo dia de FICOR começa às 09h30 com a Conferência “Cortiça – Um Setor em Mudança” da responsabilidade da Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC). Da parte da tarde, vai ter lugar a Reunião Anual do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça que reúne os principais agentes do setor – produção, indústria, administração pública, entidades científicas e tecnológicas, universidades e institutos de investigação. Já a noite vai ser marcada por mais uma edição do desfile “Coruche Fashion Cork”, que vai ser conduzido pela apresentadora Vanessa Oliveira e vai contar com as participações especiais dos designers de moda Pedro Pedro e Mónica Gonçalves, terminando com a atuação do músico Tiago Nacarato.

Já o primeiro dia do fim-de-semana de FICOR inicia-se com o Colóquio “Montado de Sobro – Património Natural e Cultural, um recurso turístico de excelência”, com a participação especial de Patrick Spencer, Diretor Executivo da Cork Forest Conservation Alliance, seguido de uma experiência no montado, com almoço tradicional. O dia termina com mais uma noite de festa, desta vez, a cargo da fadista Cuca Roseta.

Finalmente, o último dia de FICOR começa às 10h00 com a 14ª Corrida das Pontes e da Família e termina às 17h00 com a tradicional Corrida de Touros à Portuguesa, com os cavaleiros Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr e os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Lisboa.

Outras das atrações da X Edição da FICOR são a exposição itinerante “iCork – New Uses in Architecture” e a 2ª edição do Espaço Wine & Cork, patentes no centro de exposições, e a exposição “iCork – New Uses in Architecture 2.0”, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

A X edição da FICOR conta ainda com a Caixa Geral de Depósitos, Volvo, Ikimobile e Amorim como principais patrocinadores, e com a APFC, ERT Alentejo e Ribatejo, Retecork, APCOR, INIAV e ICNF como principais parceiros.

→Clique aqui para mais informações←

Comente este artigo
Anterior Portugal apresenta estratégia para relançar produção de cereais
Próximo CONFAGRI organiza workshops temáticos na Feira Nacional da Floresta - 18 a 20 de Maio em Pombal

Artigos relacionados

Eventos

Workshops sobre o Figo da Índia – 16 de junho – Arraiolos

No próximo dia 16 de junho a Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da Índia vai realizar dois workshops intitulados “Apanha e Maturação” e “Conservação e Escoamento” […]

Nacional

Seminário “Agricultura com futuro”- 16 Novembro 2017 – Santa Maria da Feira

O Município de Santa Maria da Feira, através do Projeto Bizfeira, associa-se a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, […]

Últimas

XII Encontro Regional de Apicultura do Algarve – 4 de novembro – Faro

Realizar-se-á no próximo dia 4 de novembro de 2019, o XII Encontro Regional de Apicultura do Algarve, em Faro, mais concretamente no Auditório da DRAP Algarve, […]