O FAIRshare, um projeto financiado pela UE através do programa Horizonte 2020, está a reunir um inventário de Ferramentas e Serviços de Consultoria Digital (ou DATS em inglês) existentes na Europa, que incluem: ferramentas de comunicação, software agrícola, ferramentas de benchmarking, aplicações web, materiais e apoios digitais de educação e formação, entre outros.
Este projeto tem como objetivo promover a digitalização, assegurando que a inovação digital na agricultura acompanha o ritmo de outros sectores e que os benefícios desta digitalização estejam disponíveis para a comunidade agrícola. A CONSULAI, que lidera o pacote de trabalho da comunicação e disseminação, está também a coordenar um caso de estudo sobre a utilização de DATS em Portugal.
O inventário de ferramentas está acessível aos utilizadores numa plataforma on-line facilmente navegável. Atualmente este inventário conta com mais de 200 DATS, provenientes de toda a Europa, e com 16 DATS portuguesas.
Acompanhando o inventário on-line de DATS, haverá informação relativa a “Boas Práticas” sobre como as ferramentas podem ser utilizadas/adaptadas para utilização. Uma Boa Prática é definida por ter resultados positivos verificáveis, por ser bem-sucedida e ser transferível (adaptável a diferentes contextos). A documentação e partilha de Boas Práticas permite aos consultores e técnicos de aconselhamento agrícola e respetivas organizações aprender com as experiências em diferentes países Europeus, aumentando a eficiência na obtenção de resultados positivos.
Pode pesquisar no inventário de DATS, aplicando diferentes filtros para um resultado rápido e prático, ou registar uma ferramenta digital que não esteja presente: https://fairshare-pnf.eu/
Para acompanhar as novidades do FAIRshare siga as redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn)!
O artigo foi originalmente publicado em Consulai.