Vendas de frutas, legumes e flores aumentaram em 8% em valor, mas registaram descida na ordem dos 13% em termos de volume.
O valor das exportações de frutas, legumes e flores superou, pela primeira vez, num primeiro semestre, a barreira dos 1.000 milhões de euros, anunciou a Portugal Fresh.
Em comunicado enviado, esta segunda-feira, às redações, a associação indica, em concreto, com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que as vendas ao exterior subiram 8,3% entre janeiro e junho para 1.036 milhões de euros.
Mais de 80% das vendas foram efetuadas para países dentro da União Europeia, com Espanha a valer um terço, figurando como o principal mercado para as frutas, legumes e flores portuguesas. Seguem-se França (14%), Países Baixos (13%), Alemanha (8%), Reino Unido (7%), Bélgica (4%) e Japão (3%).
O maior crescimento, em valor, das exportações foi registado no segmento dos hortícolas – +24% em comparação com o primeiro semestre de 2022 – e pelas preparações de produtos hortícolas e de frutas (+18%).
Já as frutas registaram um decréscimo nas exportações de 3% face ao primeiro semestre de 2022. Igual tendência foi seguida pelas plantas ornamentais e flores (-3%).
Olhando […]