A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) informa que está concluído o processo de negociação entre o Ministério da Agricultura e do Mar e a Administração Geral das Alfândegas (GACC) da República Popular da China, com vista ao estabelecimento dos requisitos necessários à exportação de pera nacional para aquele mercado.
A assinatura do Protocolo Fitossanitário entre os dois países constitui um passo decisivo na abertura de um novo e relevante destino de exportação para a pera portuguesa, reforçando o posicionamento e a competitividade da fruticultura nacional no mercado internacional.
De acordo com as exigências fitossanitárias estipuladas pelo GACC, o registo de pomares e de centrais de embalamento na plataforma de Gestão para Prevenção e Controlo Fitossanitário (GESFITO) apenas poderá ser considerado a partir da campanha de 2026.
A DGAV encontra-se atualmente a finalizar os procedimentos nacionais de implementação do referido protocolo, que serão oportunamente divulgados aqui.
Este acordo representa mais um marco na valorização dos produtos agrícolas portugueses e no reforço das relações comerciais entre Portugal e a República Popular da China.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.