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– 21-02-2012 |
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Exporta��es portuguesas de vinho atingem 675 milhões de euros e 2,97 milhões de hectolitros, com vinhos tranquilos a aumentarem 10% em valor e 22% em volumeO IVV acabou de apurar os dados da exportação de vinho relativamente ao ano de 2011 que se revelou muito positivo, tendo atingido 675 milhões de euros, o que representa 1,6% do valor total das exporta��es nacionais (42,37 mil milhões euros) e 66% dos produtos "bebidas, l�quidos alco�licos e vinagres" (1,02 mil milhões euros). Os vinhos "tranquilos" (+10% em valor e +22% em volume) foram o principal gerador deste crescimento, dada a quebra verificada nos licorosos (-3,3% em valor e -3,4% em volume), essencialmente devido � redu��o do volume de exportação de Vinho do Porto e Vinho Madeira. Apesar desta redu��o, não houve oscila��es negativas do pre�o m�dio, dado que no Porto a varia��o foi de -0,5% e no Madeira chegou mesmo a crescer 12,3%. O valor das exporta��es de vinhos "tranquilos" representou 51% do total, ultrapassando pela primeira vez o montante gerado pelos vinhos licorosos. A categoria dos vinhos espumantes manteve em 2011 tend�ncia de crescimento que vem registando, com incrementos assinal�veis de 46% em valor e 25% em volume, apesar de apenas representar 1,6% do total das exporta��es de vinhos. Ainda assim, 2011 marca esta categoria por se ter ultrapassado o montante de 10 milhões euros. Os principais mercados repetem-se em 2011, com Angola, Fran�a, Alemanha, Reino Unido, EUA e Brasil todos a aumentar o volume importado de Portugal. De forma mais acentuada, Fran�a cresce 32,2% e Angola 27,9%; Alemanha 16,4% e Brasil 14,1%. Com aumento mais suave, o Reino Unido aumenta 4,7% e os EUA 2,1%. Também o mercado da China continua com interessantes n�veis de crescimento, tendo importado mais 123% do que em 2010. No valor das exporta��es, apenas Reino Unido e EUA tiveram diminui��es, com -2,6% e -4,1% respectivamente, tendo os restantes evolu�do positivamente com Angola a liderar o crescimento com +30,6%, seguindo-se Brasil (+18,7%), Fran�a (+6,8%) e Alemanha (+5,5%). O mercado chin�s aumentou 91,7% em valor, mas com diminui��o do pre�o m�dio em 14%, para 1,35�/litro. A par de Angola, Também outros PALOP, como Guin�-Bissau, Mo�ambique e S. Tom� e Pr�ncipe registam bons n�veis de crescimento, mas com pre�os m�dios bastante inferiores � média nacional de 1,61 �/litro. As exporta��es aumentaram para estes mercados, em volume e valor, com pre�os m�dios para a Guin� Bissau de 0,62 �/litro, Mo�ambique de 0,69 �/litro e S. Tom� e Pr�ncipe de 0,76 �/litro. No continente americano, o mercado do Canad� que ocupa o 9.� lugar em volume e o 7.� em valor, evoluiu na ordem dos 9% em valor e volume, sendo o 2.� melhor mercado em termos de pre�o m�dio (3,12 �/litro)
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