O European Cooperative Programme for Plant Genetic Resources (ECPGR) reuniu pela 17ª vez e este encontro decorreu em Portugal, nas instalações do INIAV, em Oeiras, entre nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho. Portugal, através do INIAV (Ana Maria Barata), esteve representado nesta reunião. A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente do Conselho Diretivo, Doutor Nuno Canada.
Nesta reunião estiveram presentes os coordenadores nacionais de Recursos Genéticos Vegetais da Europa e também observadores do Tratado Internacional dos Recursos Genéticos Vegetais e ONG num total de 42 participantes.
Mais informação pode ser consultada: https://www.ecpgr.cgiar.org/about/steering-committee/17th-sc-meeting
Fundado em 1980, este programa de colaboração junta países europeus que procuram, unidos, encontrar formas de colaboração entre si de modo a conseguir conservar Ex situ e In situ os recursos fitogenéticos para a alimentação e agricultura.
O ECPGR assenta nas recomendações de três estruturas de elevado prestígio: o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Associação Europeia para Investigação e Melhoramento de Plantas, EUCARPIA.
Artigo publicado originalmente em INIAV.