Eurodeputados pedem manutenção de verbas POSEI para regiões ultraperiféricas

Eurodeputados pedem manutenção de verbas POSEI para regiões ultraperiféricas

Um conjunto de 10 eurodeputados, incluindo seis portugueses, reivindicaram hoje a manutenção das verbas para as regiões ultraperiféricas (POSEI) no próximo orçamento plurianual 2021-2027 da União Europeia (UE).

Numa carta enviada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e à presidência alemã do Conselho da União Europeia (EU), os 10 eurodeputados reivindicam a manutenção do envelope financeiro de 650 milhões de euros anuais, dos quais 106 milhões se destinam a Portugal, às regiões dos Açores e da Madeira.

O eurodeputado Álvaro Amaro (PSD), promotor desta iniciativa, considera “incompreensível a decisão da Comissão Europeia de reduzir a alocação do POSEI para as regiões ultraperiféricas (RUP)”, depois de quer o anterior, quer o atual comissário europeu da Agricultura terem garantido que “estes valores se manteriam iguais no próximo quadro financeiro.”

Para Amaro, que é membro da Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu, “esta é uma questão de elementar justiça para com as RUP”.

O POSEI, recordam, foi criado exclusivamente para apoiar o setor da agricultura das regiões ultraperiféricas e qualquer corte orçamental aplicado “irá afetar gravemente as áreas rurais, a produção agrícola, as cadeias de abastecimento, a segurança alimentar e o consumo”.

A carta é assinada pelos eurodeputados portugueses Isabel Carvalhais (PS), Margarida Marques (PS), Sara Cerdas (PS), Álvaro Amaro (PSD), Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) e José Manuel Fernandes (PSD).

Comente este artigo
Anterior Disponível Newsletter da CAP Frutos & Hortícolas - setembro 2020
Próximo Relatório de Comunicações Obrigatórias sobre o Fabrico Nacional de Alimentos para Animais - Ano 2019

Artigos relacionados

Nacional

A agricultura pode ter um contributo positivo para a neutralidade carbónica

A Agro.ges, com a coordenação de Francisco Avillez, teve a responsabilidade de elaborar o Relatório Setorial da Agricultura no Roteiro para a Neutralidade Carbónica em 2050, […]

Últimas

Alter do Chão promove cimeira internacional inédita sobre Economia do Cavalo

Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
WhatsApp


Vai ter lugar na próxima  quarta-feira, 24 de Abril, a partir das 11h, no Castelo de Alter, […]

Últimas

Previsões de escassez de água no ecossistema e no consumo humano

As previsões, realizadas na Universidade de Aveiro (UA) apontam para um cenário de escassez de água no ecossistema e, naturalmente, para consumo humano. […]