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– 04-03-2004 |
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EUA : Mcdonald’s acaba com menus de tamanho gigante para combater obesidade Chicago, 04 Mar At� ao final do ano, anunciou um porta-voz, a companhia dos arcos dourados vai retirar dos seus 13.600 restaurantes nos Estados Unidos a op��o de acompanhar um hamburger com uma dose de cerca de 200 gramas de batatas fritas e um copo com cerca de um litro de refrigerante. A mudan�a integra-se numa reestrutura��o do card�pio de refei��es da companhia, em estudo desde 2002, e que pretende "uma simplifica��o global do menu e uma aposta num estilo de vida equilibrado", disse Walt Riker. Excep��o será aberta para algumas promo��es, acrescentou a mesma fonte. A McDonald’s, l�der mundial de refei��es r�pidas, e as restantes empresas de "fast-food" t�m sido criticadas pelos nutricionistas nos Estados Unidos, onde quase 40 por cento dos cidad�os sofrem de obesidade, devido ao teor cal�rico das suas grandes refei��es. Agora, a decisão da empresa de pôr fim aos menus "Supersize" � aplaudida por associa��es de consumidores e pela comunidade m�dica. "Espero que este seja um sinal de que o grupo vai prestar mais aten��o � obesidade, aos problemas card�acos e �s grandes doen�as ligadas � alimenta��o", disse Michael Jacobson, director do Centro das Ci�ncias Pelo Interesse do público. "Os concorrentes da McDonald’s [como a Wendy’s, a Kentucky Fried Chicken e o Burger King] deveriam segui-la imediatamente e propor menus de tamanho normal", acrescentou. No entanto, os consumidores devem lembrar-se que, "mesmo em por��es normais, as gorduras saturadas e as calorias são elevadas em muitos produtos" � venda nos restaurantes de "fastfood", alertou Robert Eckel, da Associa��o Americana do Cora��o. J� em 2002, a McDonald’s havia introduzido a venda iogurtes e saladas a par do famoso Big Mac, afirmando uma vontade de oferecer aos clientes "uma escolha que acompanhe um estilo de vida equilibrado". Em reac��o, os cr�ticos pediram que a companhia fosse mais longe, indicando claramente o n�mero de calorias contidas em cada menu. Uma por��o "Supersize" de batatas fritas cont�m 610 calorias contra as 450 das por��es médias. Nos �ltimos meses, diversas fam�lias apresentaram queixas � justi�a norte-americana, acusando a McDonald’s de tornar obesas as suas crian�as por não informar sobre o alto teor cal�rico dos seus produtos e por visar particularmente os menores nas suas estratégias de marketing. A justi�a americana tem rejeitado as queixas, mas a questáo não está esquecida. O realizador Morgan Spurlock submeteu-se recentemente a um regime alimentar � base de produtos McDonald’s durante um m�s, experi�ncia que registou em filme e que resultou num document�rio j� galardoado no Festival de Cinema de Sundance. Em comunicado, a empresa disse que o filme de Spurlock � "uma distor��o em tamanho gigante da qualidade, escolha e variedade disponível. no McDonald’s", não representando a companhia mas sim a irrespons�vel decisão do realizador de comer 5.000 calorias por dia para fazer um filme.
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