Tribunais de Contas de Portugal e Espanha alertam que trabalho bilateral de prevenção e proteção contra os incêndios ainda está por desenvolver, e pedem mais recursos financeiros.
Portugal e Espanha são dois dos países com maior incidência de incêndios na União Europeia, tendo sofrido, nos últimos anos, episódios “muito violentos” dos chamados incêndios de “nova geração”, caracterizados por um comportamento extremo do fogo. Esta é a principal conclusão no relatório lançado pelos Tribunais de Contas dos dois países, onde é alertado que a estratégia de cooperação bilateral entre os dois países no combate aos incêndios “não foi plenamente desenvolvida”.
No relatório feito em conjunto por ambas as entidades, os dois países consideram que “a luta contra a desertificação, a prevenção e extinção de incêndios continua a ser um desafio” para Portugal e Espanha, sendo recomendado que a estratégia de intervenção seja melhorada. Para o TdC, a desertificação representa “uma ameaça significativa para os ecossistemas da Península Ibérica”, agravada pelas alterações […]