Está a desenhar-se uma tendência de aumento de exportações de cereais

O Ministério da Agricultura está a desenhar uma tendência de incremento de exportações de cereais, como milho e arroz. Portugal é deficitário na produção de cereais.

Portugal continua a ser deficitário na produção de cereais, mas, nos últimos anos, começou “a desenhar-se uma tendência de incremento de exportações”, especialmente de milho e arroz, afirmou esta quarta-feira a ministra da Agricultura.

Apesar de Portugal continuar a ser deficitário em cereais, nos últimos anos, parece começar a desenhar-se uma tendência de incremento de exportações”, salientou Maria do Céu Albuquerque, que discursava na sessão de encerramento do 10.º Colóquio Nacional do Milho, que decorreu em Coimbra.

Para a ministra, a implementação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, criada em 2018, está “no bom caminho”, recordando os objetivos de garantir, no espaço de cinco anos, um aumento da taxa de autossuficiência de 25% para 38%.

“Os números do presente são animadores”, frisou, notando que, em 2018, o valor das exportações de cereais “aumentou muito mais do que as importações, com o milho e o arroz a serem os principais protagonistas dos aumentos”.

No caso do milho, vincou, nos últimos cinco anos, “as exportações quadruplicaram”, sendo Espanha o seu principal destino, assim como nos restantes cereais exportadores, lançando também um apelo para a diversificação dos países para exportação.

Durante o discurso, Maria do Céu Albuquerque referiu que o Governo continuará empenhado na melhoria das propostas do orçamento plurianual da União Europeia que está em discussão, querendo assegurar “uma transição equilibrada e justa, onde ninguém fique para trás”.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Observador.

Anterior Mais de mil milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural ainda estão por executar, alerta a Confederação dos Agricultores
Próximo Maria do Céu Albuquerque: “A cultura do milho assume uma importância reconhecida pelo país e pelo governo de Portugal”

Artigos relacionados

Nacional

Viabilizar e rentabilizar ao máximo as explorações dos seus membros. Objetivo n.º 1 da Bioprodutores

A Bioprodutores é um Cluster de produtores em modo biológico, devidamente certificados, no qual os membros têm acesso a vários serviços […]

Internacional

Instrucciones para solicitar correctamente las ayudas de la PAC



El Fondo Español de Garantía Agraria (FEGA) inició en el año 2011 una campaña para promover la actualización del Sistema de Información Geográfica de Parcelas Agrícolas (SIGPAC). […]

Nacional

Governo aprova requisição civil dos motoristas de matérias perigosas em greve

O Governo aprovou, por via electrónica, uma resolução do Conselho de Ministros que “reconhece a necessidade de proceder à requisição civil dos motoristas em situação de greve, […]