Está a crescer a exportação de frutas e legumes nacionais

Está a crescer a exportação de frutas e legumes nacionais

Os recentes resultados desta exportação conjunta representam um crescimento de mais de 20% face ao período anterior e reafirmam o contributo do Lidl Portugal no apoio aos produtores portugueses na exportação de frutas e legumes para o mercado europeu. Entre março de 2019 e janeiro de 2020, mais de 1000 camiões saíram do nosso país, carregados destes produtos nacionais, rumo a 8 países europeus.

Foram apresentados em Berlim, no âmbito da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do mundo, os resultados da campanha de exportação do Lidl Portugal em parceria com a Portugal Fresh: desde março de 2019, e até à data, foram exportadas 18 mil toneladas de frutas e legumes nacionais, representando um crescimento de mais de 20% face ao ano anterior. No total, entre março de 2019 e janeiro de 2020, saíram de Portugal rumo ao resto da Europa, 1052 camiões carregados com frutas e legumes portugueses.

A Pera Rocha continua a ser um produto com grande recetividade nos mercados europeus, particularmente em Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Polónia e Alemanha, para os quais foram exportadas um total de 10,7 mil toneladas. Só para a Alemanha foram exportadas 8 mil toneladas, estando esta fruta, símbolo nacional, disponível nas cerca de 3 mil lojas Lidl deste país. Em resultado da parceria iniciada em 2014, o Lidl Portugal e a Portugal Fresh já exportaram mais de 48 mil toneladas de Pera Rocha para os mercados europeus, das quais 32 mil toneladas unicamente para a Alemanha.

No seguimento da sua estratégia de apoio à produção nacional e promoção de produtos portugueses nos países onde está presente, o Lidl, em conjunto com a Portugal Fresh, ajudou também a exportar um total de 2,9 mil toneladas de Couve Coração e 2,3 mil toneladas de Frutos Vermelhos para países como Polónia, França e Alemanha. Por sua vez, 1.9 mil toneladas de Melão chegaram França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Suécia e Polónia.

Ainda referente a este ano, surge como novidade o arranque da exportação de Cenoura biológica para a Alemanha, estando a sua recetividade neste mercado em fase de avaliação. Cultivando um espírito de parceria e inovação com os seus parceiros comerciais, o Lidl Portugal anunciou também durante o evento o início da exportação de Citrinos do Algarve – laranjas -, sendo também a Alemanha o mercado internacional escolhido, que recebeu ontem a primeira mercadoria. O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 50% da produção destes Citrinos da região do Algarve – laranjas, limões e clementinas – certificada e IGP.

Para Pierre Silva, diretor de Frutas & Legumes do Lidl Portugal, “a parceria que mantemos com a Portugal Fresh tem-nos permitido levar a frescura dos nossos produtos aos mercados onde estamos presentes, sempre assente no princípio de qualidade ao melhor preço, e tem atingido resultados que se superam de ano para ano, comprovando o seu sucesso.” O responsável adianta ainda que “É um orgulho podermos apoiar os produtores portugueses, enquanto facilitadores da exportação dos produtos nacionais, contribuindo igualmente para o crescimento económico do país.”

Nas palavras de Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh,“a parceria entre a Portugal Fresh e o Lidl, que teve início em 2014, tem sido de extrema importância para o setor das frutas, legumes e flores. O Lidl tem contribuído para o enorme crescimento das exportações e o balanço que fazemos é muito positivo. Os elevados requisitos e exigências de qualidade, de serviço e de segurança alimentar, têm contribuído para um aumento da profissionalização das empresas exportadoras que estão, agora, muito melhor preparadas e competitivas para enfrentarem o mercado, cada vez mais global. Esta parceria tem todas as condições para ser ainda mais reforçada, tendo em conta a diversidade e qualidade diferenciadora dos produtos portugueses.”

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Corteva Agriscience™ e Nomisma apresentam estudo sobre controlo de insetos sugadores, na Fruit Logistica em Berlim
Próximo Encontro internacional sobre fitossanidade, organizado pela AESaVe e Phytoma em Espanha - 1 e 2 de abril

Artigos relacionados

Últimas

Operação Internacional da Europol apreende 1.346 toneladas de produtos fitofarmacêuticos ilegais

Operação de âmbito europeu resultou na apreensão de 1.356 toneladas de produtos fitofarmacêuticos ilegais em cerca de 30 países, o dobro […]

Blogs

Eco-esquemas da PAC- o que são?

A agricultura e o meio ambiente estão muito relacionados, embora apenas porque se trata de uma atividade levada a cabo em íntimo contato com a natureza e os seres vivos. […]

Nacional

CNA pede ao próximo Governo destaque à Agricultura Familiar para preservação do espaço rural

A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura, face ao quadro político saído das eleições para a Assembleia da República, […]